TOP 5 Dicas – Como Aprender a Tocar Piano


O piano é realmente um instrumento musical apaixonante e super popular no mundo todo.

Aprender a tocar piano pode parecer uma tarefa difícil à primeira vista para muitas pessoas que estão querendo aprender ou que já começaram a dar os primeiros passos rumo a este objetivo. Porém, o piano não é um bicho de sete cabeças, é mais fácil do que você imagina e, é claro, com disciplina, esforço e dedicação o objetivo de aprender a tocar piano pode ser alcançado!

Para tanto, separamos cinco dicas maravilhosas para aprender a tocar piano com êxito e que poderão ser de muita utilidade para você. Mas antes…

… Tenha certeza sobre o seu objetivo. Como assim?

Você precisa conhecer a diferença entre o piano, o teclado e até mesmo o órgão para depois ver qual desses instrumentos você realmente quer aprender.

>>> Se você não sabe qual é a diferença entre esses instrumentos musicais, segue um link de um artigo que te ajudará a compreender melhor: Principais Diferenças Entre Órgão, Piano e Teclado.

Dito isto…
…Vamos ás dicas!

#1 – ENCONTRE UM PIANO PARA PRATICAR

Ter um piano à disposição para poder praticar na hora que bem entender, é muito bom e facilita muito a vida. Assim, você poderá estudar e praticar todos os dias… e fazendo os seus próprios horários.
Mas, se você não tem um em casa, talvez possa pedir emprestado de um amigo.

#2 – CONHEÇA O SEU INSTRUMENTO

Este é um ponto que sempre aparece nos tópicos de “como aprender um instrumento”, isto é sinal que de fato, é um ponto importante quando se trata de aprender um novo instrumento musical. Então, conheça o seu instrumento antes de pensar em sair tocando, separe um tempinho para conhecê-lo melhor. Suas características, quais são as partes que compõe um piano, etc.

#3 – FAMILIARIZE-SE COM O SOM

Aperte as teclas do piano e ouça atentamente o som de cada uma delas. Mas para que isso?!
Muitas pessoas ainda não possuem a percepção de sons graves, médios e agudos, e isto é indispensável! Todo músico precisa saber e possuir esta noção e conhecimento.

#4 – OS NOMES DAS NOTAS MUSICAIS

É claro que não poderia faltar esta dica aqui na lista. Se você quer aprender piano ou qualquer outro instrumento, precisará conhecer e memorizar as notas musicais de forma que você se lembre delas naturalmente e sem esforço algum. 
Dó, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ, SI são as notas chamadas naturais, memorize-as de trás pra frente e de frente para trás. Memorize também as notas com acidentes (bemóis e sustenidos): DÓ#, RÉ#, FA#, SOL#, LÁ# e RÉb, MIb, SOLb, LÁb, SIb.

#5 – FAÇA EXERCÍCIOS PARA COORDENAÇÃO DAS MÃOS

É isso mesmo! Exercícios para coordenação das mãos!
Muitos iniciantes de piano reclamam que as mãos não “obedecem”… isso de fato acontece e é normal no começo quando ainda não há o costume e prática no piano. Então como conseguir coordenação ao tocar piano? EXERCÍCIOS. Exercitando e praticando regularmente!
Procure por bons e efetivos exercícios, com as mãos separadas e com as mãos juntas.

QUER SABER COMO LER PARTITURA?
Confira AQUI 😊
Share on facebook
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Redes Sociais

Clave Prime Materiais Musicais

Muitas atividades, jogos e recursos musicais esperando por você! Tenha acesso a dezenas de materiais musicais quando e onde quiser. Novos materiais adicionados todos os meses!
TOP 5 da Semana
Nosso Facebook
Inscreva-se

BUSCA