Algumas Dicas ÚTEIS Para Tocar Escaleta

DICAS ESCALETA CIFRAS - tocando escaleta - como tocar escaleta - dicas de escaleta

Pensando em tocar escaleta?!

Quando nos interessamos por tocar um novo instrumento, queremos saber tudo sobre ele, né? Diante disso, separamos algumas dicas, super úteis, que vai te ajudar a conhecer um pouco mais sobre este instrumento curioso que é a escaleta.

Sobre a Escaleta

A Escaleta, também conhecida como melódica, clavieta ou piânica, é um instrumento musical.
 
Consiste num aerofone de palhetas livres, com funcionamento semelhante ao acordeão e à harmónica de boca.
 
Possui um teclado análogo ao do piano, em proporções reduzidas. Toca-se soprando através do orifício localizado na extremidade do instrumento e pressionando as teclas respectivas às notas que se deseja tocar.
 
A extensão do instrumento varia de acordo com o modelo, estando, geralmente, entre duas e três oitavas.
 
O seu uso sempre esteve ligado a fins educativos, sendo utilizado em aulas de musicalização infantil, mas muitos compositores e instrumentistas populares também a utilizam, por seu timbre peculiar e seu caráter ágil, que possibilitam bons solos de improvisação.
 
É um instrumento usado frequentemente em apresentações e concursos de bandas e fanfarras.

tocar escaleta - como tocar escaleta - dicas

A Composição

O instrumento é composto de um bocal, uma mangueira que faz a conexão do bocal ao instrumento para criar o efeito do som e o teclado que é análogo ao teclado de piano, porém com uma proporção reduzida.

 

O Funcionamento

O funcionamento do instrumento possui uma semelhança à harmônica de boca e ao acordeão, como se os dois fossem conectados um ao outro.
 
Ao pressionar uma tecla, abre-se o caminho para a passagem do ar pela palheta correspondente. Com a passagem do ar, a palheta vibra gerando a nota.

 

Sobre a Limpeza 

É de extrema importância saber que tipos de cuidados ter com este instrumento. Faça a limpeza periodicamente, apertando o botão na extremidade e assoprando forte, ou balance-a verticalmente para cima e para baixo.
 
Passe um pano (flanela) levemente umedecido com álcool.
 
É recomendável guardá-la em local arejado, dentro do estojo, para evitar a entrada de poeiras, etc.
 
Cuide bem do seu instrumento!
 

Como Tocar Escaleta

É necessário ter em mãos a partitura com as notas que você deseja tocar ou então uso o mesmo sistema de cifra para flauta doce (notas escritas: DÓ, sol, mi…)
 
Na extremidade da escaleta, existe um orifício conhecido como boquilha que é próprio para ser assoprado.
 
O sopro é o início do processo que leva você a tocar escaleta. Após soprar, é necessário pressionar as teclas que são correspondentes a cada nota que se deseja tocar.
 
Quando a tecla é pressionada, o instrumento abre um caminho para que o ar seja transmitido pela palheta correspondente, o que provoca uma vibração gerando assim a nota.
 
Antes de você treinar cada música escreva em um caderno as ordens das teclas pretas e brancas e a qual nota elas pertencem, pois com isso memorizado o aprendizado é muito mais rápido.
 
Se tiver dificuldade em pressionar as teclas com as notas certas, tente colocar os nomes das notas nas teclas correspondentes, mas lembre-se de fazer isso só enquanto você aprende, pois é necessário decorar e fazer automaticamente cada nota para tocar naturalmente.
 
Musicalização Infantil
 
escaleta para musicalização infantil -escaleta para criança
 
A Escaleta é um ótimo instrumento para quem quer começar a tocar, para quem já começou e para aqueles que já possuem conhecimentos musicais.
 
É também muito legal e indicado para a musicalização de crianças…
 
… se você tem filhos, sobrinhos, amigos ou conhece alguém que toque teclado e/ou piano, este instrumento musical é super indicado!
Você também pode gostar de:
  • E aí? o que está esperando? Vamos aprender a tocar escaleta? Conheça o e-book de escaleta para iniciantes: Método Elementar Para Escaleta: CLIQUE AQUI
  •  Confira Tutorial de Escaleta: CLIQUE AQUI 
 
Share on facebook
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

9 respostas

  1. Com certeza! É muito fácil tocar para quem já sabe tocar piano, teclado ou qualquer outro instrumento de teclas. Para as pessoas que já possuem uma ideia sobre as notas musicais também fica super fácil tocar!
    É um ótimo instrumento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Redes Sociais

Clave Prime Materiais Musicais

Muitas atividades, jogos e recursos musicais esperando por você! Tenha acesso a dezenas de materiais musicais quando e onde quiser. Novos materiais adicionados todos os meses!
TOP 5 da Semana
Nosso Facebook
Inscreva-se

BUSCA