Musicalização Infantil | Que Ações Educativas Realizar?

MUSICALIZAÇÃO INFANTIL - O que é musicalização ideias de atividades musicalização infantil educação infantil

O Que é a musicalização infantil e como posso contribuir neste processo? 

“Não ouvimos a música só com os nossos ouvidos, ela ressoa no corpo inteiro, no cérebro e no coração”. (E.J. Dalcroze)

MU-SI-CA-LI-ZA-ÇÃO: Ela se desenvolve na sensibilidade musical, concentração, coordenação motora, sociabilidade, acuidade auditiva, respeito a si mesmo e ao conjunto, função de argumento, disciplina pessoal, estabilidade emocional, entre outras qualidades que contribuem para a formação do sujeito. A musicalização infantil é um grande e maravilhoso instrumento educativo.

Uma vez que trabalhamos com a educação das crianças, colocamos o indivíduo em uma educação integral que deve ser formada em todos os seus pontos físicos, emocionais e cognitivos. Desta forma, vamos nos concentrar em alguns pontos que desenvolvem esta sensibilidade estética e emocional, e que contribuirá ainda mais para o desenvolvimento de nossos próprios alunos. 

Mas, o que é que nós professores temos a possibilidade de dar a este processo?

A música, no ensino infantil, vai dar esta questão de sensibilidade estética e artística, que vai proporcionar este desenvolvimento das capacidades cognitivas desta criança, e então, nós mesmos, como professores, devemos desenvolver algum trabalho que proporcione isto a nossos pequenos alunos.

E o que temos a possibilidade de fazer? Que ações educativas? 

musicalização infantil - ações educativas

Veja pequenas dicas:

  • Jogos e brincadeiras musicais: Trabalhamos muito com a canção no ensino infantil, e esta questão de canções e jogos musicais nos ajudam a pensar um pouco mais sobre esse desenvolvimento de estruturas cognitivas.
  • Brincadeiras Cantadas: Brincadeiras de roda, cirandas, pular corda, amarelinha, etc.
  • Objetos sonoros: uma vez que trabalhamos com o berçário, por exemplo, usamos guizos, mini guitarras e teclados. Tudo isso para que o bebê possa notar diferentes timbres, sonoridades e se acostumar com diferentes sons além dos quais já estavam acostumados.
  • Canções Populares: também temos a possibilidade de criar artefatos musicais com crianças de 4 e 5 anos para que elas possam manuseá-los e manipulá-los, conhecer o som, entender como utilizá-los e depois fazê-los com materiais recicláveis explorando as cantigas populares.
  • Atividades de Movimento: Não apenas ouvir uma melodia, mas também associá-la a questões de movimento para trabalhar com a criança de forma integral. 
Assim, através da musicalização iremos sensibilizar e desenvolver o que ela já é capaz de fazer e, lentamente, ordenar a informação.
 
Você pode conferir AQUI algumas ideias de atividades para as suas aulas de musicalização.
 
Share on facebook
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Redes Sociais

Clave Prime Materiais Musicais

Muitas atividades, jogos e recursos musicais esperando por você! Tenha acesso a dezenas de materiais musicais quando e onde quiser. Novos materiais adicionados todos os meses!
TOP 5 da Semana
Nosso Facebook
Inscreva-se

BUSCA