Musicalização Infantil | Que Ações Educativas Realizar?

MUSICALIZAÇÃO INFANTIL - O que é musicalização ideias de atividades musicalização infantil educação infantil

O Que é a musicalização infantil e como posso contribuir neste processo? 

“Não ouvimos a música só com os nossos ouvidos, ela ressoa no corpo inteiro, no cérebro e no coração”. (E.J. Dalcroze)

MU-SI-CA-LI-ZA-ÇÃO: Ela se desenvolve na sensibilidade musical, concentração, coordenação motora, sociabilidade, acuidade auditiva, respeito a si mesmo e ao conjunto, função de argumento, disciplina pessoal, estabilidade emocional, entre outras qualidades que contribuem para a formação do sujeito. A musicalização infantil é um grande e maravilhoso instrumento educativo.

Uma vez que trabalhamos com a educação das crianças, colocamos o indivíduo em uma educação integral que deve ser formada em todos os seus pontos físicos, emocionais e cognitivos. Desta forma, vamos nos concentrar em alguns pontos que desenvolvem esta sensibilidade estética e emocional, e que contribuirá ainda mais para o desenvolvimento de nossos próprios alunos. 

Mas, o que é que nós professores temos a possibilidade de dar a este processo?

A música, no ensino infantil, vai dar esta questão de sensibilidade estética e artística, que vai proporcionar este desenvolvimento das capacidades cognitivas desta criança, e então, nós mesmos, como professores, devemos desenvolver algum trabalho que proporcione isto a nossos pequenos alunos.

E o que temos a possibilidade de fazer? Que ações educativas? 

musicalização infantil - ações educativas

Veja pequenas dicas:

  • Jogos e brincadeiras musicais: Trabalhamos muito com a canção no ensino infantil, e esta questão de canções e jogos musicais nos ajudam a pensar um pouco mais sobre esse desenvolvimento de estruturas cognitivas.
  • Brincadeiras Cantadas: Brincadeiras de roda, cirandas, pular corda, amarelinha, etc.
  • Objetos sonoros: uma vez que trabalhamos com o berçário, por exemplo, usamos guizos, mini guitarras e teclados. Tudo isso para que o bebê possa notar diferentes timbres, sonoridades e se acostumar com diferentes sons além dos quais já estavam acostumados.
  • Canções Populares: também temos a possibilidade de criar artefatos musicais com crianças de 4 e 5 anos para que elas possam manuseá-los e manipulá-los, conhecer o som, entender como utilizá-los e depois fazê-los com materiais recicláveis explorando as cantigas populares.
  • Atividades de Movimento: Não apenas ouvir uma melodia, mas também associá-la a questões de movimento para trabalhar com a criança de forma integral. 
Assim, através da musicalização iremos sensibilizar e desenvolver o que ela já é capaz de fazer e, lentamente, ordenar a informação.
 
Você pode conferir AQUI algumas ideias de atividades para as suas aulas de musicalização.
 

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Redes Sociais

Materiais de Música para Baixar em PDF

Adquira já um plano para ter acesso a centenas de materiais, como: atividades, jogos e recursos!
TOP 5 da Semana
Nosso Facebook
Inscreva-se

BUSCA

Enviar uma mensagem
👋 Precisa de ajuda?
Escanear o código
Olá! 👋 Como podemos te ajudar?