Esta é uma sugestão de atividade musical para o ensino médio onde os principais conteúdos são características do som e percussão corporal.
O principal objetivo desta atividade musical para o ensino médio é desenvolver a compreensão dos alunos sobre as características do som (intensidade, altura, duração e timbre) através da prática da percussão corporal, promovendo a criatividade, a coordenação motora e a colaboração em grupo.
Faixa Etária: Adolescentes e Jovens
Material Necessário:
- Espaço amplo para movimentação
- Quadro branco e marcadores
- Alto-falantes e dispositivo para reprodução de música (opcional)
Como Funciona?
➡︎ Comece com uma explicação das quatro principais características do som:
- Intensidade: Volume do som (forte ou fraco).
- Altura: Frequência do som (grave ou agudo).
- Duração: Tempo de duração do som (curto ou longo).
- Timbre: Qualidade ou cor do som que permite diferenciar diferentes fontes sonoras.
➡︎ Exemplifique essas características com sons vocais e batidas no corpo.
➡︎ Realize um aquecimento corporal com os alunos, utilizando movimentos simples para preparar o corpo. Explore diferentes formas de produzir sons com o corpo: bater palmas, estalar os dedos, bater os pés, bater no peito, palmas nas coxas, etc.
➡︎ Incentive os alunos a experimentarem diferentes intensidades, alturas, durações e timbres.
➡︎ Peça aos alunos que criem um padrão rítmico individual utilizando percussão corporal. Obs.: Cada aluno deve considerar as características do som ao criar seu padrão, variando a intensidade, altura, duração e timbre.
➡︎ Após alguns minutos, cada aluno apresenta seu padrão rítmico para a turma.
➡︎ Depois, divida a turma em grupos de 4 a 6 alunos. Cada grupo deve criar uma composição rítmica que combine os padrões individuais de seus membros, integrando as características do som discutidas.
➡︎ Dê um tempo aos grupos para ensaiar suas composições, prestando atenção à sincronização e à dinâmica coletiva.
➡︎ Realize uma apresentação final da composição coletiva para a turma.
➡︎ Então, conduza uma discussão reflexiva sobre a experiência, abordando questões como:
- Como as características do som foram exploradas nas composições?
- Quais desafios surgiram durante a criação e a execução das composições?
- Como a percussão corporal pode ser aplicada em outras formas de expressão musical?
Esta atividade musical para o ensino médio promove uma compreensão prática e aprofundada dos elementos musicais, incentivando a expressão artística, a coordenação motora e o trabalho em equipe.
A percussão corporal, além de ser uma ferramenta acessível e envolvente, permite uma exploração rica e variada das características do som, preparando os alunos para um entendimento mais holístico da música.