Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

clavedec.blog musicalização

ClavedeC - Musicalizacao e Educacao Musicakl

Sugestão de Atividade Musical Inclusiva

Orquestra de Sons do Corpo - música e inclusão

Confira aqui a proposta de atividade musical inclusiva “Orquestra de Sons do Corpo” e inspire-se para as suas aulas!

Objetivo: Para esta atividade musical inclusiva o objetivo é desenvolver a percepção rítmica, coordenação motora, e promover a inclusão através da criação de uma orquestra de sons utilizando o próprio corpo.

Faixa Etária: Crianças

Materiais Necessários:

  • Espaço amplo e seguro para movimentação
  • Tapetes ou almofadas para crianças que precisem de apoio adicional
  • Eventualmente, microfones ou amplificadores para crianças com deficiência auditiva que utilizam dispositivos de amplificação

 

Descrição da Atividade:

Reúna as crianças em um círculo e dê as boas-vindas a todos. Apresente a atividade de forma animada e inclusiva.

Conte que todos vão participar de uma orquestra especial onde os instrumentos serão nossos próprios corpos. Cada criança poderá criar sons com palmas, pés, voz, e outras partes do corpo.

Peça para as crianças experimentarem diferentes sons que podem fazer com o corpo, como bater palmas, estalar os dedos, bater os pés no chão, bater as mãos nas pernas, e emitir sons com a boca (ex. “pam”, “tum”).

OBS.: Elogie todas as tentativas, reforçando a ideia de que não há certo ou errado, apenas diferentes maneiras de fazer sons.

Divida as crianças em pequenos grupos. Cada grupo ficará responsável por um tipo de som (ex. Grupo das Palmas, Grupo dos Pés, Grupo da Voz, etc.).

Cada grupo, com a ajuda do professor, irá ensaiar seu som específico. Incentive as crianças a explorar variações (ex. palmas altas e baixas, pisadas fortes e leves, sons agudos e graves).

O professor assumirá o papel de regente, usando gestos simples para indicar quando cada grupo deve tocar seu som. Gestos podem incluir levantar a mão para palmas, bater os pés para os pés, etc.

Conduza a orquestra, começando devagar e aumentando gradualmente a complexidade. Por exemplo, comece com um grupo de cada vez e depois combine dois ou três grupos juntos.

Dê a oportunidade para as crianças assumirem o papel de regente, se desejarem, para fomentar a liderança e criatividade.

Adaptações para Inclusão:

  • Crianças com Deficiências Motoras: Propor sons que possam ser feitos com partes do corpo que a criança consiga mover facilmente. Por exemplo, bater as mãos juntas, usar uma maraca leve ou um pandeiro pequeno.
  • Crianças com Deficiências Auditivas: Utilize recursos visuais (como cartões coloridos) ou vibrotáteis para sinalizar quando é a vez do grupo tocar seu som. Propor atividades de sentir a vibração dos sons ao tocar instrumentos de percussão.
  • Crianças com Deficiências Intelectuais: Simplifique as instruções e ofereça exemplos concretos. Use repetição e reforço positivo para ajudar na compreensão e participação.

 

musicalização inclusiva - atividade musical inclusiva

A atividade musical inclusiva “Orquestra de Sons do Corpo” é uma forma divertida e inclusiva de introduzir conceitos musicais básicos às crianças. Através da exploração dos sons corporais e da colaboração em grupo, a atividade promove habilidades musicais, motoras e sociais de maneira lúdica e acessível. Adaptar a atividade às necessidades individuais de cada criança garante que todos possam participar e se beneficiar do aprendizado musical.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Redes Sociais

10 MÚSICAS DE ACOLHIDA

Compostas e pensadas para a participação colaborativa das crianças + o PDF com letras e cifras, BRINDE! Transforme seus momentos de acolhida!
🏆 Top 5 Semana
Enviar uma mensagem
👋 Precisa de ajuda?
Escanear o código
Olá! 👋 Como podemos te ajudar?