Confira aqui a proposta de atividade musical inclusiva “Orquestra de Sons do Corpo” e inspire-se para as suas aulas!
Objetivo: Para esta atividade musical inclusiva o objetivo é desenvolver a percepção rítmica, coordenação motora, e promover a inclusão através da criação de uma orquestra de sons utilizando o próprio corpo.
Faixa Etária: Crianças
Materiais Necessários:
- Espaço amplo e seguro para movimentação
- Tapetes ou almofadas para crianças que precisem de apoio adicional
- Eventualmente, microfones ou amplificadores para crianças com deficiência auditiva que utilizam dispositivos de amplificação
Descrição da Atividade:
➜ Reúna as crianças em um círculo e dê as boas-vindas a todos. Apresente a atividade de forma animada e inclusiva.
➜ Conte que todos vão participar de uma orquestra especial onde os instrumentos serão nossos próprios corpos. Cada criança poderá criar sons com palmas, pés, voz, e outras partes do corpo.
➜ Peça para as crianças experimentarem diferentes sons que podem fazer com o corpo, como bater palmas, estalar os dedos, bater os pés no chão, bater as mãos nas pernas, e emitir sons com a boca (ex. “pam”, “tum”).
OBS.: Elogie todas as tentativas, reforçando a ideia de que não há certo ou errado, apenas diferentes maneiras de fazer sons.
➜ Divida as crianças em pequenos grupos. Cada grupo ficará responsável por um tipo de som (ex. Grupo das Palmas, Grupo dos Pés, Grupo da Voz, etc.).
➜ Cada grupo, com a ajuda do professor, irá ensaiar seu som específico. Incentive as crianças a explorar variações (ex. palmas altas e baixas, pisadas fortes e leves, sons agudos e graves).
➜ O professor assumirá o papel de regente, usando gestos simples para indicar quando cada grupo deve tocar seu som. Gestos podem incluir levantar a mão para palmas, bater os pés para os pés, etc.
➜ Conduza a orquestra, começando devagar e aumentando gradualmente a complexidade. Por exemplo, comece com um grupo de cada vez e depois combine dois ou três grupos juntos.
➜ Dê a oportunidade para as crianças assumirem o papel de regente, se desejarem, para fomentar a liderança e criatividade.
Adaptações para Inclusão:
- Crianças com Deficiências Motoras: Propor sons que possam ser feitos com partes do corpo que a criança consiga mover facilmente. Por exemplo, bater as mãos juntas, usar uma maraca leve ou um pandeiro pequeno.
- Crianças com Deficiências Auditivas: Utilize recursos visuais (como cartões coloridos) ou vibrotáteis para sinalizar quando é a vez do grupo tocar seu som. Propor atividades de sentir a vibração dos sons ao tocar instrumentos de percussão.
- Crianças com Deficiências Intelectuais: Simplifique as instruções e ofereça exemplos concretos. Use repetição e reforço positivo para ajudar na compreensão e participação.
A atividade musical inclusiva “Orquestra de Sons do Corpo” é uma forma divertida e inclusiva de introduzir conceitos musicais básicos às crianças. Através da exploração dos sons corporais e da colaboração em grupo, a atividade promove habilidades musicais, motoras e sociais de maneira lúdica e acessível. Adaptar a atividade às necessidades individuais de cada criança garante que todos possam participar e se beneficiar do aprendizado musical.