UM POUCO SOBRE O DIA DO LIVRO
O Dia Nacional do Livro é comemorado no Brasil no dia 29 de outubro, em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional, que ocorreu em 1810.
Nessa data, a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil, tornando-se uma das maiores e mais importantes bibliotecas da América Latina. Esse evento arcou um passo significativo para o desenvolvimento educacional e cultural no país, criando um espaço acessível ao público para o estudo e preservação de conhecimento.
O principal objetivo desta data é promover o incentivo à leitura, destacando a relevância dos livros como instrumentos fundamentais de aprendizagem, entretenimento e desenvolvimento pessoal. A leitura contribui para a ampliação do conhecimento, o desenvolvimento do senso crítico e a formação de opiniões, sendo uma prática essencial para o crescimento intelectual e cultural dos indivíduos.
LIVROS INTERESSANTES PARA PROFESSORES DE MÚSICA
A leitura é uma das melhores maneiras de enriquecer o processo de novas abordagens pedagógicas e metodologias para engajar e desenvolver a musicalidade dos alunos, oferecendo insights teóricos e práticos que podem ser aplicados em sala de aula.
Com isso em mente, separamos 10 livros que são altamente recomendados para educadores musicais. Esses livros abordam temas que vão desde a criatividade e motivação até metodologias específicas para o ensino de música na escola.
Cada título oferece insights valiosos e práticas que podem ser implementadas diretamente em sala de aula, tornando a aprendizagem musical mais engajadora e significativa. Confira a lista e descubra as obras que podem enriquecer sua atuação como educador musical:
Pedagogias em educação musical – A obra apresenta ensaios inéditos sobre o trabalho de dez importantes pedagogos musicais, sendo essencial para compreender as atuais concepções de educação musical. Abrangendo perspectivas do Brasil, América Latina e outros lugares, essas pedagogias são parte dos currículos das principais instituições e escolas de música. O legado desses clássicos possui valor histórico, sociológico, educacional, filosófico e psicológico, e conhecer suas ideias é fundamental para entender as diversas abordagens no ensino de música e a própria história da educação musical.
Pedagogias brasileiras em educação musical – Os autores desta obra apresentam pedagogias que marcaram época no Brasil, abordando a escassez de recursos didáticos sobre métodos e propostas da educação musical. Composta por oito capítulos, a coletânea destaca momentos específicos da história da música e da educação musical no país, compartilhando ideias de artistas como Heitor Villa-Lobos, Esther Scliar e Sá Pereira.
Educação musical na escola: 6 Livros + 6 CDs – Esta coleção de 6 livros propõe que o aprendizado musical seja baseado na vivência dos alunos. Os livros criam situações para que os estudantes explorem os sons ao seu redor, aprendam a notação musical, descubram a história e evolução da música, e, acima de tudo, desenvolvam uma apreciação pela arte musical que faz parte da experiência humana.
Brincando com música na sala de aula: jogos de criação musical usando a voz, o corpo e o movimento – Indicada para professores que desejam ensinar música de forma criativa e alegre, esta obra combina aspectos metodológicos e conteúdos a serem abordados em sala de aula. A autora sugere atividades que podem ser adaptadas a diferentes contextos, promovendo um caráter interdisciplinar ao integrar a música com outras artes, priorizando o trabalho criativo e o fazer musical em todos os níveis de aprendizagem.
Educação musical: criatividade e motivação – Organizada por pesquisadores e educadores, esta obra compartilha investigações sobre aspectos criativos e motivacionais na educação musical. Os capítulos apresentam fundamentos teóricos e exemplos práticos de atividades de ensino/aprendizagem, abordando teorias como Crenças de Autoeficácia, Teoria da Autodeterminação e Teoria do Fluxo. Além disso, explora temas como Pensamento Criativo, Criatividade Musical Empática e processos de composição musical infantil, fundamentados em narrativas.
Música na educação infantil: Propostas para a formação integral da criança – Neste livro, Teca Alencar apresenta reflexões teóricas e sugestões práticas sobre a educação musical contemporânea, baseando-se em seu trabalho e nas contribuições de pesquisadores como Delalande e Paynter. A obra oferece aos educadores que atuam com crianças em idade pré-escolar uma nova perspectiva sobre a música como um instrumento valioso para a formação integral do indivíduo.
Jogos musicais na educação infantil – A obra investiga a viabilidade do uso de jogos musicais como estratégias didáticas na formação de professores pedagogos leigos em música, visando a musicalização de crianças na educação infantil. Através de uma pesquisa-ação colaborativa, os autores analisam como jogos musicais foram aplicados por professoras em turmas de crianças de 3 anos, observando a assimilação de conceitos sobre as propriedades do som e as sugestões de estratégias didáticas para aplicá-las.
Expressao Musical Na Educacao Infantil – Este livro reúne fundamentos teórico-práticos para a construção de uma prática musical significativa para crianças, entendendo a música como conhecimento e linguagem expressiva. A leitura incentiva a reflexão sobre atividades na Educação Infantil e apresenta diversas sugestões de atividades de expressão musical que podem ser desenvolvidas pelos professores de forma lúdica e prazerosa.
Um jogo chamado música: Escuta, experiência, criação, educação – Teca Alencar de Brito propõe uma abordagem pedagógico-musical livre e criativa, ampliando as possibilidades de transformar indivíduos em contextos formais e informais de educação. Compartilhando sua experiência de mais de 40 anos, a autora apresenta a música como um jogo em que a experiência musical é continuamente reinventada. O livro também oferece acesso a um site com áudios produzidos pela autora e colaboradores.
Música na infância e na adolescência:: um livro para pais, professores e aficionados – A autora defende que todos podem fazer música para crianças e adolescentes e fornece respostas para pais e professores sobre aprendizagem musical e psicologia da música. O livro inclui textos complementares de jornais e pesquisas, além de uma compilação de livros, CDs, filmes e recursos online com orientações e dicas práticas.
A literatura é uma ferramenta poderosa para inspirar educadores e alunos a explorar a música de maneiras novas e significativas.
Os livros que apresentamos são ótimos para quem deseja aprofundar sua prática docente e enriquecer o aprendizado musical nas escolas. Seja por meio de metodologias inovadoras, reflexões sobre a criatividade ou estratégias práticas para a musicalização, cada uma dessas obras contribui para uma formação integral e apaixonada pela música.
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