Ideias DIY para Musicalização Usando Rolo de Papel Higiênico
O que é DIY?
A sigla DIY vem do inglês Do It Yourself, que significa “faça você mesmo”. Esse conceito se refere à prática de criar, consertar ou customizar objetos com as próprias mãos, utilizando materiais acessíveis e, muitas vezes, recicláveis.
No campo da educação, o DIY tem ganhado cada vez mais espaço como uma forma criativa, econômica e sustentável de produzir recursos pedagógicos.
Por que produzir os próprios recursos e materiais educativos em casa?
A produção de materiais educativos caseiros traz diversas vantagens para educadores, gestores escolares e até mesmo famílias interessadas em enriquecer o processo de aprendizagem das crianças. Primeiramente, o DIY estimula a criatividade e o pensamento crítico, tanto de quem cria quanto dos alunos que utilizam os materiais. Além disso, fabricar os próprios instrumentos musicais com itens recicláveis, como o rolo de papel higiênico, reduz custos e promove a consciência ambiental.
Estes instrumentos feitos à mão podem ajudar as crianças a compreenderem melhor os conceitos de som, ritmo, timbre e percussão, ao mesmo tempo em que desenvolvem coordenação motora, concentração e trabalho em grupo.
4 ideias criativas para criar instrumentos musicais com rolos de papel higiênico
A seguir, apresentamos quatro ideias práticas para transformar rolos de papel higiênico em instrumentos musicais simples e funcionais para o uso em sala de aula ou em casa.
1. Chocalho de Rolo com Grãos
Materiais:
- 1 rolo de papel higiênico
- Grãos (arroz, feijão, milho etc.)
- Papel colorido ou EVA
- Fita adesiva ou cola quente
Como fazer: Feche uma das extremidades do rolo com papel e fita. Coloque os grãos dentro e feche a outra extremidade. Decore como quiser. O resultado é um chocalho rítmico que pode ser usado em atividades de percussão e reconhecimento de padrões sonoros.
Aplicação em aula: Use o chocalho em dinâmicas de imitação rítmica, onde o professor toca um ritmo e os alunos devem reproduzir com seus instrumentos. Você também pode criar chocalhos com diferentes materiais dentro para gerar timbres diferentes, e então, praticar a percepção auditiva com as crianças.
————————————————————————————————————————————————————————————
2. Tambor de Dedo
Materiais:
- 1 rolo de papel higiênico
- Balão cortado
- Elástico
- Tinta ou papel colorido
Como fazer: Estique um pedaço de balão sobre uma das extremidades do rolo e prenda com um elástico. Decore o restante com tintas ou colagens. Ao bater com os dedos, o som é similar ao de um tambor pequeno.
Aplicação em aula: Trabalhe os diferentes tipos de batidas (forte, fraca, rápida, lenta) para ensinar dinâmica e tempo musical.
OBS.: Para um resultado melhor, use um rolo de papel toalha mais grosso ou um tubo de papelão mais resistente para melhorar um pouco a acústica.
————————————————————————————————————————————————————————————
3. Reco-reco de rolo
Materiais:
- 1 rolo de papel higiênico
- Papelão ondulado (ou palitos de churrasco colados na superfície)
- Cola quente ou fita adesiva
- Um palito de sorvete ou lápis para raspar o som
- Tinta ou papel colorido para decorar
Como fazer: Pegue um pedaço de papelão ondulado e cole na lateral do rolo de papel higiênico. Se não tiver papelão ondulado, cole vários palitos de churrasco alinhados para criar a superfície rugosa. Decore o rolo como quiser, pintando ou cobrindo com papel colorido. Para tocar, basta raspar um palito de sorvete ou um lápis na superfície rugosa.
Aplicação em aula: Ideal para explorar ritmos e marcar pulsação em músicas. Pode ser usado para ensinar diferentes padrões rítmicos. Excelente alternativa para trabalhar coordenação motora fina nas crianças.
————————————————————————————————————————————————————————————
4. Maracá Duplo
Materiais:
- 2 rolos de papel higiênico
- Grãos
- Fita adesiva
- Tinta ou papel para decorar
Como fazer: Una as duas extremidades abertas dos rolos com fita, criando uma peça mais comprida. Coloque os grãos dentro antes de fechar. O formato facilita o uso com as duas mãos.
Aplicação em aula: Ideal para atividades em que as crianças acompanham canções com marcação de tempo.