Esta atividade “Explorando os Parâmetros do Som” é ótima para estimular a criatividade musical dos participantes, incentivando a experimentação e exploração de algumas características do som.
Faixa Etária: crianças, adolescentes e jovens.
Materiais necessários:
- Instrumentos musicais variados (pode incluir instrumentos tradicionais, como teclado, violão, percussão, assim como instrumentos não convencionais, objetos sonoros e até mesmo dispositivos eletrônicos, como sintetizadores e samplers, se disponíveis).
- Papel e canetas para anotações.
- Gravador ou dispositivo para gravar sons (opcional).
Como Funciona?
➡︎ Explique aos participantes que eles terão a oportunidade de explorar os diferentes parâmetros do som para criar algo musicalmente interessante e único. Discuta brevemente os quatro principais parâmetros do som: altura, duração, intensidade e timbre.
Certifique-se de que todos estejam familiarizados com esses conceitos antes de prosseguir.
➡︎ Realize um breve aquecimento musical para despertar a criatividade dos participantes.
➡︎ Peça para que improvisem livremente usando seus instrumentos ou vozes, levando em consideração todos os parâmetros do som. Encoraje-os a explorar uma variedade de sons e técnicas durante essa etapa inicial.
➡︎ Divida os participantes em pequenos grupos ou duplas, dependendo do número de pessoas envolvidas.
➡︎ Cada grupo deve selecionar um parâmetro do som para explorar em profundidade. Por exemplo, um grupo pode se concentrar na intensidade, enquanto outro grupo se dedica à altura.
➡︎ Dê tempo suficiente para cada grupo experimentar diferentes abordagens e descobrir possibilidades sonoras interessantes relacionadas ao parâmetro escolhido.
Agora é hora de aplicar o que foi explorado na criação de uma peça musical!
➡︎ Peça a cada grupo que componha uma pequena música ou trecho musical que enfatize o parâmetro do som que eles exploraram.
➡︎ Eles podem usar notas, acordes, ritmos ou qualquer outra abordagem que considerem adequada para expressar o parâmetro escolhido. Incentive a criatividade e a experimentação durante essa etapa.
➡︎ Peça a cada grupo que apresente sua composição musical ao restante dos participantes.
➡︎ Após cada apresentação, reserve um momento para discutir as escolhas musicais feitas pelo grupo e como elas se relacionam com o parâmetro do som explorado.
Você pode concluir esta atividade solicitando que os participantes reflitam individualmente sobre o que aprenderam durante a atividade: explorando os parâmetros do som.
Gostou desta atividade “Explorando os Parâmetros do Som”?
Você também pode gostar de: