Aprendendo a Tocar um Instrumento Musical

aprender a tocar um instrumento musical

Aprender a tocar um instrumento musical?!

Se você está começando um hobby totalmente novo ou simplesmente está interessado em aprender a tocar um instrumento musical, pode ser bastante estressante. Entretanto, com a dedicação e a era certa, você dominará seu novo instrumento e começará a tocar uma bela canção.

Antes de aprender, você precisa saber qual instrumento tocar. Uma excelente dica é experimentar diferentes dispositivos antes de se comprometer totalmente com um.
 
Estes são apenas alguns dos vários instrumentos disponíveis.
 

PIANO

O piano é uma das ferramentas mais comuns com as quais as pessoas começam a se familiarizar. Como você pode ver as notas à sua frente, o piano ajuda você a ganhar conhecimento sobre como ler a canção e como ela funciona. Você também pode pensar em experimentar:

  • Órgão
  • Acordeão
  • Sintetizador
 
 

VIOLÃO

Além do piano, um dos instrumentos mais populares é o violão. Ao aprender a tocar guitarra, você recebe uma boa base para os outros tipos de instrumentos folclóricos, de rock, etc:

  • Guitarra
  • Banjo
  • Baixo
  • Harpa

 

FAMÍLIA DOS METAIS

Estes dispositivos se encaixam perfeitamente em uma banda de jazz e em bandas de marcha. Seu nome vem do fato de que as ferramentas são tubos longos de metal, dobrados de formas intrincadas, com válvulas ou chaves que mudam o passo. Alguns artefatos da família do núcleo de metal são:

  • Trompete
  • Trombone
  • Trompa
  • Tuba

 

APRENDENDO O BÁSICO

Depois de escolher o instrumento certo para você, você deve, para começar, aprender o básico desse instrumento. É essencial que você adquira o instrumento de tamanho correto para seu corpo humano. É comum que indivíduos com dedos longos toquem instrumentos de corda e indivíduos com mãos maiores tendem a tocar instrumentos de sopro, pois tendem a ser mais pesados.

Quando você tem certeza de que o instrumento lhe serve, você precisa saber como segurá-lo. É bastante fácil desenvolver maus hábitos ao tocar o instrumento, por isso é importante desenvolver a técnica correta.

Peça ajuda a um professor, um tutor sobre como segurar o instrumento e outras dúvidas que você tenha. Considere buscar um professor para ter aulas online ou presenciais. Após estas etapas, você pode passar para a aprendizagem da notação musical. A notação musical pode parecer estar em outra língua, mas aprender a ler melodias ampliará seus horizontes musicais.

Tenha em mente que depois de conhecer todas as noções básicas de seu instrumento, pratique diariamente. Se você não praticar, talvez não consiga se lembrar de todas as notas e canções que você se esforçou para lembrar.

Finalmente, tenha em mente a proteção de seu instrumento. Sem o devido cuidado, seu instrumento vai ficar sujo e pode começar a funcionar mal.

Uma vez aprendido o básico, você será capaz de tocar músicas por conta própria. 

DIVIRTA-SE TOCANDO!

Haverá momentos em que você se sentirá frustrado. Entretanto, relaxe e saiba que todos cometem erros e ficam frustrados quando as coisas não seguem seu caminho. Lembre de se divertir com ele. 

Aprenda a tocar! Vá no seu próprio ritmo. E lembre-se: “nunca é tarde demais para começar!”

 

Confira AQUI mais posts sobre: Aprendendo a Tocar Instrumentos Musicais!

Share on facebook
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Redes Sociais

Clave Prime Materiais Musicais

Muitas atividades, jogos e recursos musicais esperando por você! Tenha acesso a dezenas de materiais musicais quando e onde quiser. Novos materiais adicionados todos os meses!
TOP 5 da Semana
Nosso Facebook
Inscreva-se

BUSCA