JOGO DE TABULEIRO MUSICAL
Esta é a nossa quinta semana de atualizações dos nossos materiais gratuitos de musicalização! #Atualização05
Os jogos são ótimos aliados no aprendizado de novos conteúdos! Você já utiliza jogos musicais nas suas aulas de música? Se ainda não, passe a usar! Com certeza não irá se arrepender!
A atualização desta semana é do Jogo de Tabuleiro Musical. Divertido e gratuito!
Faça agora mesmo o download gratuito! E aproveite a atualização deste jogo musical!
O QUE TEM DE DIFERENTE?
A segunda edição traz algumas alterações no dimencionamento dos tokens (jogadores). Além, do acréscimo de mais 16 perguntas de teoria musical, totalizando 52 perguntas (na primeira edição eram 36 perguntas).
O QUE POSSO TRABALHAR?
Este material é recomendado para o ensino fundamental I e II. Pode ser usado para fixar conteúdos como:
✔ Pauta e Claves;
✔ As notas musicais na pauta – Clave de Sol;
✔ As notas musicais na pauta – Clave de Fá;
✔ Figuras musicais;
✔ Símbolos musicais.
👀 Pequena Prévia:
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Respostas de 8
Top demais! Obrigada
😄🌹
Olá. Tenho uma dúvida: as casas com as pausas é suposto fazer-se o que? Não jogar? E a casa A e B qual é a pertinência?
Olá, Nádia!
Conforme escrito no manual, nas casas com pausas, o jogador deve ficar uma rodada sem jogar.
E as casas com letras (A, B e D) têm a ver com as ações escritas em algumas das outras casas, ex: volte para a casa ‘B’. E também, as letras, servem para não se confundir com o ‘lado ímpar’ do tabuleiro.
Não consegui entender a utilização do dado com figuras musicais, poderia me ajudar ?
Ótima pergunta! Fico feliz em ajudar. 🎶
O dado com as figuras musicais é um recurso extra e criativo para aprofundar a aprendizagem. Enquanto o dado de números serve para o avanço normal no tabuleiro, o dado rítmico foi pensado para incrementar o desafio de formas diferentes, sendo o seu uso opcional. Vou te dar algumas sugestões de como utilizá-lo:
1️⃣ Movimento por Tempos: Use o dado de figuras para determinar o avanço! O aluno lança o dado e anda o número de casas correspondente ao valor da figura (Ex: Semibreve = 4 casas, Mínima = 2, Semínima = 1). É uma forma lúdica e prática de reforçar a duração das notas!
2️⃣ Desafio Rítmico: Combine os dois dados! Antes de jogar o dado de números, o aluno lança o dado de figuras. Ele deve então executar o ritmo que sair (bater palmas, usar a voz, etc.). Se acertar, ganha o direito de jogar o dado de números para avançar. Se errar, passa a vez. Isso adiciona uma camada divertida de percepção e performance rítmica ao jogo!
A ideia é que seja uma ferramenta flexível para você adaptar a atividade às necessidades e ao nível de conhecimento dos seus alunos. Espero ter ajudado!
Consegui compreender a segunda forma, mas imaginando agora que quero fazer os movimentos de acordo com o tempo das figuras, como se darão os avanços com as figuras que valem menos de 1 tempo ? (Ex: Colcheia, semicolcheia)
Excelente pergunta, essa é uma observação muito pertinente sobre a adaptação da regra. Realmente, não dá para “andar” meio espaço no tabuleiro!
Vou te dar uma sugestão de adaptação, que é a mais comum e segue a lógica musical:
Agrupar os valores: Quando um jogador tira uma figura que vale menos de 1 tempo (como a Colcheia), ele “guarda” esse valor e não avança. Ele só poderá andar quando, em uma próxima jogada, tirar outra figura que, somada à anterior, resulte em 1 tempo inteiro.
Exemplo: Na sua vez, você tira uma Colcheia (meio tempo) -> não anda. Na próxima rodada, tira outra Colcheia -> soma os valores (meio + meio = 1) e agora sim, avança 1 casa.
É importante ressaltar que esta é apenas uma sugestão, uma adaptação criativa e não uma regra oficial. Sinta-se à vontade para modificar essa ideia ou criar uma forma completamente nova que funcione para vocês. O mais importante é que o jogo seja divertido e educativo para todos!