Esta proposta de atividades com música é ótima para se trabalhar a duração do som!
O parâmetro duração nos permite distinguir os sons longos e os sons curtos. Fixe este conteúdo em sala de aula ou com o seu aluno de música partitular usando esta atividade. Veja o passo a passo:
Faixa Etária: Crianças.
Materiais: Instrumentos musicais alternativos (objetos do cotidiano, sons do corpo, etc.)
Como Funciona?
➡︎ Com antecedância, prepare as “fichas práticas – duração do som” colocando-as dentro de uma caixa e decida quais tipos de instrumentos irá utilizar para esta atividade.
Obs.: Pode-se utilizar os sons do corpo, instrumentos recicláveis ou até mesmo objetos do cotidiano como: panelas e colheres, copos, baldes, etc.
➡︎ No primeiro momento desta atividade sobre a duração do som, organize os alunos sentados em um cículo.
➡︎ Sorteie um ficha e mostre-a para o primeiro alunos que irá executá-la em seus instrumento.
➡︎ Espere este primeiro participante executar a ficha de duração do som (ajude se for necessário).
➡︎ Peça para que todos os alunos executem JUNTOS a mesma fixa.
Obs.: Você pode deixar que o participante que executou primeiro sozinho coordene a entrada dos demais (fazendo uma contagem por exemplo).
➡︎ Em seguida, sorteie outra fixa e o próximo aluno deverá executá-la sozinho e depois com a turma.
➡︎ A atividade segue assim até que todos tenham participado.
Obs.: Explore as possibilidades de andamento e divisão de vozes.
Veja também outras PROPOSTAS DE ATIVIDADES.