Um plano de aula sobre música e movimento no ensino médio.
Tema: Música e Movimento no Ensino Médio: Explorando Ritmos e Dança
Objetivo Geral: Desenvolver a percepção rítmica, coordenação motora e expressão corporal dos alunos através da integração de música e movimento.
Objetivos Específicos:
- Desenvolver a Percepção Rítmica;
- Estimular a Expressão Corporal e Criatividade;
- Promover o Trabalho em Equipe e a Colaboração
Conteúdos:
- Noções básicas de ritmo e pulsação.
- Expressão corporal e gestual.
- Interpretação de diferentes estilos musicais.
Recursos:
- Aparelho de som ou computador com alto-falantes
- Seleção de músicas de diferentes gêneros (pop, rock, clássica, samba, hip-hop, etc.)
- Espaço amplo para movimentação.
Introdução:
- Explique aos alunos a importância da música e do movimento na expressão artística e na cultura.
- Discuta brevemente como diferentes culturas utilizam a música e a dança em suas tradições.
Desenvolvimento:
- Realize uma série de alongamentos suaves para preparar os músculos e as articulações dos alunos.
- Inclua movimentos básicos como rotação de ombros, alongamento de braços e pernas, e flexões laterais.
- Toque uma música com um ritmo lento e peça aos alunos que marquem o ritmo com movimentos simples, como bater palmas ou marchar no lugar.
- Divida os alunos em pequenos grupos e atribua um estilo musical diferente para cada grupo.
- Peça aos grupos que ouçam sua música e criem uma sequência de movimentos que se harmonize com o ritmo e o estilo musical. Incentive-os a pensar na intensidade, velocidade e emoção transmitida pela música.
- Cada grupo apresentará sua sequência de movimentos para a turma.
- Após cada apresentação, discuta com os alunos como a música influenciou seus movimentos e o que eles sentiram ao criar a sequência.
Sessão de Improvisação:
- Toque uma seleção variada de músicas e permita que os alunos improvisem movimentos livremente.
- Encoraje a exploração de diferentes dinâmicas, níveis de energia e utilização do espaço.
- Introduza instrumentos de percussão simples e peça a alguns alunos para tocarem ritmos enquanto outros dançam.
- Troque os papéis para que todos experimentem tanto a criação de ritmos quanto a movimentação.
Conclusão:
- Reúna os alunos para uma discussão sobre a experiência.
- Pergunte como se sentiram durante as atividades e o que aprenderam sobre a relação entre música e movimento.
Avaliação:
- Avalie o engajamento dos alunos durante as atividades, observando sua participação, criatividade e desenvolvimento motor.
- Registre as observações para acompanhar o progresso individual de cada aluno ao longo do tempo.
Indicações Bibliográficas: Baixe o arquivo deste plano de aula.
🔓 DOWNLOAD LIBERADO!
✨ BAIXE AGORA MESMO este plano de aula e veja-o mais detalhadamente (editável)!