Temos para você uma proposta de atividade com música sobre sentimentos que é muito interessante para aplicar nas suas aulas com as crianças. Trata-se da atividade: “Sentimentos em Sons e Movimentos”.
Nesta atividade, usaremos quatro sentimentos: Alegria, Tristeza, Raiva e Calma. Cada sentimento será representado por um som e um movimento específico que os alunos irão imitar e experimentar.
Faixa etária: Crianças
Objetivo: Ajudar os alunos a identificar e expressar sentimentos de forma lúdica, associando cada emoção a filhos e movimentos corporais.
Descrição da Atividade:
➔ Apresentação dos Sentimentos e Sons:
Explique que cada sentimento pode ser expresso através de um som e um movimento:
- Alegria : batidas rápidas de palmas e pulinhos leves.
- Tristeza : batidas lentas com as mãos nos joelhos, cabeça baixa.
- Raiva : batidas fortes e rápidas nos pés e expressão de “mãos firmes” para demonstrar força.
- Calma : estalos de dedos suaves e movimentos de balanço lento.
➔ Explorando os Sons e Movimentos:
Incentivo aos alunos a praticar cada som e movimento. Diga que cada um deve tentar sentir e expressar a emoção que corresponde ao som. Repita algumas vezes para que todos possam experimentar cada emoção.
➔ Música com Sentimentos:
Toque uma música suave de fundo, e “chame” os sentimentos. Por exemplo, diga: “Agora, vamos sentir alegria!” e todos fazem o movimento associados. Troque para outro sentimento (Tristeza, Raiva, Calma) para que todos mudem o som e o movimento.
➔ Reflexão Final:
Converse com os alunos sobre qual movimento ou como foi o mais fácil ou o mais difícil de fazer e o que eles sentiram. Essa parte é uma boa oportunidade para falar sobre como as músicas podem mudar como nos sentimos.
Essa atividade simples é ideal para a educação infantil e os primeiros anos do fundamental, ajudando os alunos a entender e expressar sentimentos de forma prática e divertida!
Adaptação para o Ensino Fundamental 1: Criando uma Música de Sentimentos
➔ Composição de Sentimentos:
Divida a turma em pequenos grupos e peça para cada grupo crie uma pequena sequência de sons e movimentos baseada em uma combinação de dois sentimentos.
Por exemplo, o grupo pode combinar Alegria e Calma ou Raiva e Tristeza para formar uma “música de sentimentos”. Eles podem usar percussão corporal (palmas, dedos, batidas nos joelhos) para representar cada sentimento.
➔ Apresentação e Interpretação dos Sentimentos:
Cada grupo apresenta sua “música de sentimentos” para a turma, e os demais tentam adivinhar quais sentimentos estão sendo representados na sequência.
Após cada apresentação, incentive uma conversa sobre como o grupo escolheu os sons e movimentos para representar esses sentimentos e por que optaram por aquela combinação.
➔ Reflexão e Registro Final:
Para finalizar, cada aluno pode fazer um breve registro sobre qual sentimento gostou mais de representar. Eles podem desenhar ou escrever sobre como certos sons os fizeram sentir e quais símbolos de sentimentos mais gostaram de explorar.
Essa adaptação para o Fundamental 1 não só enriquece a atividade com mais expressão e criatividade, mas também incentiva o trabalho em grupo e o desenvolvimento da capacidade de interpretação e criar música que reflita sentimentos.
O que você achou desta Proposta de Atividade com Música sobre Sentimentos?