Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

clavedec.blog musicalização

Proposta de Atividade sobre as Notas Musicais

Sugestão de atividade sobre as notas musicais

Aqui está uma ótima sugestão de Atividade sobre as Notas Musicais, denominada: Explorando as 7 Notas Musicais

Aprender música pode ser uma experiência envolvente e divertida, especialmente quando as crianças têm a oportunidade de explorar os sons de forma interativa!

Nesta atividade, os pequenos serão convidados a conhecer e reconhecer as 7 notas musicais – Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si – por meio de movimentos e desafios musicais.

Faixa etária: Educação Infantil: 4 a 6 anos – Ensino Fundamental 1: 7 a 10 anos

Objetivos:

  • Reconhecer e identificar as 7 notas musicais (Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si).
  • Desenvolver a percepção auditiva e coordenação motora.
  • Estimular a criatividade e a relação da música com o movimento.

 


✨ Educação Infantil – “Notas Coloridas”

Descrição da atividade:

atividades sobre as notas musicais para criançasApresente as notas musicais por meio de uma música simples ou história envolvendo personagens com nomes das notas.

 Utilize um xilofone, teclado ou outro instrumento melódico para tocar cada nota, pedindo para as crianças repetirem o som com a voz.

Associe cada nota a uma cor (exemplo: Dó – vermelho, Ré – laranja, etc.) e distribua cartões coloridos para cada criança.

 Toque uma nota e peça que as crianças levantem o cartão correspondente. Depois, explore a movimentação: cada nota pode representar uma ação (pular, bater palmas, girar).

Cante uma música que use as notas (como “Do-Re-Mi” de A Noviça Rebelde), incentivando a participação.

 


✨ Ensino Fundamental 1 – “Caça às Notas Musicais”

Descrição da atividade:

atividade sobre as notas musicais endino fundamentalExplique as 7 notas musicais e toque-as em um instrumento, mostrando sua sequência.

 Toque diferentes notas e peça que os alunos tentem identificá-las.

Espalhe cartões pelo espaço, cada um com uma nota musical escrita. Dê pistas sonoras tocando uma nota, e os alunos devem encontrar o cartão correspondente.

Após coletarem as notas, os alunos devem organizá-las em diferentes sequências e criar pequenas melodias usando um instrumento disponível (teclado, flauta, xilofone).

Os alunos apresentam suas melodias e comentam como organizaram as notas.

Ambas as atividades tornam o aprendizado musical mais lúdico e participativo, incentivando a escuta ativa e a experimentação sonora. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Combo de 30 partituras com notas coloridas e recursos

30 partituras coloridas de músicas infantis e mais 150 arquivos de apoio!

Facilita a leitura de notas, estimula o interesse musical e traz recursos como áudios, vídeos animados e jogos didáticos, perfeitos para tornar cada aula uma experiência interativa e divertida!

EU QUERO!
🏆 Top 5 Semana