Confira um breve relato da história das notas musicais + um recurso visual para baixar!
As notas musicais têm uma longa história que remonta à música antiga, como a música grega e a música medieval europeia. Durante a Idade Média, as notas eram representadas por letras, como “A”, “B”, “C”, etc.
Guido d’Arezzo, um monge italiano do século XI, criou um sistema de notação musical que utilizava linhas e espaços para representar as notas. Ele também foi responsável por dar os nomes às notas musicais que utilizamos atualmente.
Guido baseou os nomes das notas em um hino religioso chamado “Ut queant laxis”, que era cantado pelos monges. Ele tomou a primeira sílaba de cada verso do hino e atribuiu a cada uma delas um nome de nota, resultando nas seguintes sílabas: ut, re, mi, fa, sol, la.
Posteriormente, a nota “ut” foi trocada por “do”, possivelmente por causa de sua similaridade com a palavra “Dominus” (Senhor), que era uma referência a Deus. Assim, as notas passaram a ser chamadas de dó, ré, mi, fá, sol e lá, e esses nomes se tornaram a base para a notação musical ocidental que utilizamos atualmente.
Fale um pouco sobre a história das notas musicais com os seus alunos de música. Aproveite e utilize o recurso visual abaixo para ajudar na explicação!
Você também pode fixar este recurso visual nas paredes ou quadros da sala de aula.
👀 Pequena Prévia:
2023
Clave Prime
Formato PDF
1ª Edição
Você também pode gostar de: