Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

clavedec.blog musicalização

ClavedeC - Musicalizacao e Educacao Musicakl

BUSCA

Dicas de Como Ensinar Música as Suas Crianças

Música para crianças - como ensinar música

Talvez você já tenha feito a seguinte pergunta: Como ensinar música os meus filhos e outras crianças?

Pois então, confira neste post algumas dicas de como ensinar música para as suas crianças que poderão lhe ajudar bastante!

1 – Matricular seu filho numa escola de Musicalização, se a escola regular dele não oferecer aulas de música. Há profissionais e escolas de música especiazalizadas em vários estados que oferecem esse curso.

2 – Se a escola de seu filho já possui a Musicalização como matéria regular, ótimo! Converse com a professora ou professor sobre as possibilidades do método Doman.

Professores de música costumam ser pessoas muito abertas a novidades. Se a escola ainda não oferece, COBRE. Saiba que a partir de Agosto de 2011, o ensino de Música é OBRIGATÓRIO na educação básica, ou seja, da Educação Infantil até o Ensino Médio.

ESTA LEIde 2008 deu três anos para as escolas se adaptarem, e a partir de 18 de Agosto nenhuma escola tem mais desculpa para não oferecer música como conteúdo curricular (ou seja, você não precisa pagar NADA por fora).

Cobre também algo que a lei não detalhou: que o ensino de Música seja feito por um profissional licenciado, que tenha feito faculdade de Música e aprendido a ensinar música para crianças.

3 – Você pode procurar e conhecer mais sobre o método Suzuki. Este método, utilizado nos Institutos para o desenvolvimento do potencial humano de Doman, envolve pais e filhos no aprendizado do instrumento musical,que pode ser: violino, viola, violoncelo, piano ou flauta.

A filosofia Suzuki propõe que pais e filhos aprendam juntos, e que a motivação aconteça da mesma forma que a criança faz para aprender a língua materna. 
Leia mais sobre o método NESTE SITE.

4 – Aprenda um instrumento musical com seu filho. Isso pode começar assim que seu filho mostrar interesse por um instrumento, geralmente entre os 2 e 3 anos.

Não se intimide! Procure bons materiais e comece! 

LISTA de MÉTODOS

Dicas úteis de Como Ensinar Música Para Crianças

  • MÉTODOS NACIONAIS:
  • MEU PIANO MEU BRINQUEDO – ELVIRA DRUMMOND 
NoSITE da autora você encontrará vários outros materiais para musicalização infantil, de bebês a crianças maiores. Gosto muito da metodologia dela. É antes de tudo uma mãe que soube musicalizar os filhos, e ambos hoje são grandes instrumentistas. E além de tudo é nordestina, heheheh No site, visite os links “Musicalização”, “Linguagem e percepção” e “Piano solo” para conhecer mais sobre o material.
 
  • CADERNO DE EXERCÍCIOS PARA CLASSES DE INICIAÇÃO MUSICAL – Carmen Maria Mettig
Diversos estudos e brincadeiras destinados ao aprendizado da musicalização infantil.
 
  • O CASTELO DÓ, RÉ, MI… – Aparecida Faulin
Para crianças a partir de 3 anos. “Elaborado com carinho e esmero pela professora Aparecida Faulin, O Castelo Dó Ré Mí… é um novo método de iniciação musical, onde a autora, foi muito feliz na criação dos desenhos e “estórias”, que levam o educador a caminhar agradavelmente dentro do maravilhoso mundo dos sons, colhendo, a cada passo, um troféu de gloria artística.”
 
  • DUAS MAOZINHAS NO TECLADO – MARIO MASCARENHAS
Há professores de piano que abominam este autor, mas eu comecei a aprender piano com ele e ADOREI. O motivo da abominação é porque ele costuma facilitar as peças para que o aprendiz tenha o mais rápido possível a sensação de que está tocando algo bonito. Embora seja bem antiguinho, eu também estou adaptando para usar com meu filho, acho que tem muito a aproveitar. Para ser usado a partir dos 3 anos. E tem uma VERSAO ONLINE.
 
  • MEU PIANO É DIVERTIDO – Vol. 1 – Alice Botelho
Um clássicos dos nacionais. Voltado para o público iniciante (a partir dos 3 anos), de modo especial as crianças. Além de ensinar, proporciona prazer e alegria aos estudantes, em sua prática, não destruindo assim o amor natural que a maioria deles sente pela música.
 
  • INICIAÇÂO MUSICAL – BRINCANDO, CRIANDO E APRENDENDO Vol. 1 – Josette S. M. Feres
O forte desse são as peças musicais, com títulos brincantes como: “o carteiro”, “passarinho”, “serra serra”, etc. Eu utilizaria como complemnento das lições, para formar repertório.
 
  • INICIAÇÃO AO PIANO E TECLADO – Antonio Adolfo
Com uma linguagem moderna, este livro apresenta os parâmetros básicos da música, ensinando os primeiros passos e fazendo com que o aluno tenha contato com o(s) instrumentos(s) sem receio, ou melhor, incentivando-o à expressão musical, não só tocando, como também começando a aprender a ler música, a improvisar e até mesmo a compor. Tudo isso através de atividades diversas, de histórias e de outras opções, associando diferentes situações e grafias à música.
  • MEU PRIMEIRO TECLADO – Cristine Prado
Este método é destinado ao ensino de crianças nas técnicas de execução em teclados portáteis. Trata-se de excelente material didático, que vem agradando tanto a professores como aos próprios alunos que dele se utilizam. A cada lição são apresentados e trabalhados elementos musicais essenciais, assim como sugestões quanto ao aproveitamento dos recursos desses instrumentos.
 
  • MÉTODO INFANTIL DE TECLADO – Marcelo Dantas Fagundes
Indicado às crianças não alfabetizadas podendo ser utilizado com a ajuda dos pais. De forma divertida, a criança aprende as notas musicais, uma a uma, os primeiros acordes e algumas músicas infantis, tudo apresentado de forma progressiva e dinâmica, com muitos desenhos para colorir.
 
  • A DOSE DO DIA – MINI-LIVRO – INICIAÇÃO – Edna Mae Burnam
Exercícios para fazer antes da aula de piano. Para melhorar a técnica. Mas as músicas tem títulso como “no balanço”,”no gira-gira”,”no escorregador”, e antes de tocá-las você até pode fazer brincadeiras rítmicas do tipo para depois explorar no teclado.
 
  • ENCANTANDO COM A MÚSICA VOL. 1 – Acácia Maria Picoli
Encantando com a Música é o primeiro livro de uma coleção formada por quatro volumes, elaborados cuidadosamente para aproximar a criança do processo de leitura e escrita musical, sob a forma de estudo dirigido. Nele, os aspectos teóricos relativos ao aprendizado da leitura e escrita da música, são tratados de maneira interativa, utilizando elementos do universo infantil, como formas coloridas que representando notas e figuras de ritmo.
 
dicas de como ensinar música para crianças
 
  • MÉTODOS IMPORTADOS
Existem muitos, vou falar apenas dos que eu conheço e tenho.
 
  • PIANO BÁSICO DE BASTIEN – Nível Pré-Iniciante – James Bastien
Um clássico muito utilizado por professores de piano. Este livro é baseado em uma série de lições cativantes e progressivas orientadas para dar ao aluno um bom ponto de partida em seu aprendizado de piano. A sequência das lições está cuidadosamente graduada para assegurar o contínuo progresso nos estudos.
 
  • ALFRED´S BASIC PIANO – PREP COURSE LEVEL A – Lesson Book/CD
Embora o autor recomende a partir dos 5 anos, dá para usar desde os 3. O bom de ter o CD é que você não precisa saber tocar para acompanhar a criança: basta ensiná-la a tocar a melodia e colocar o CD para tocar o acompanhamento. Isso é um grande incentivo porque com o acompanhamento instrumental a criança sente que está tocando algo “bonito e significativo”, não apenas “catando milho” no teclado. Nem a mãe se desespera para ter que aprender a tocar a partitura de acompanhamento, heheheh. Como opcionais que complementam o estudo há o livro de exercícios de percepção auditiva (ear training), o livro de técnica (techninc book), o livro para fazer uma apresentação (solo book) e o livro de teoria musical (Theory book), tudo integrado.
 
  • MUSIC FOR LITTLE MOZARTS: Music Lesson Book 1
Da mesma editora e linha do anteiror, na minha opinião, é o mais apropriado para começar com os menorzinhos, a partir de 2 anos e meio, 3 anos. Cada lição é como uma história sobre o rato Mozart e o urso Beethoven, e suas aventuras musicais. Tem CD que quebra um galhão, mas tem que ser comprado à parte. Pode ser complementado pelo “Discovery Book”, “Workbook” e “Recitalbook”.
 
  • JOHN THOMPSON´S EASIEST PIANO COURSE – Part 1 – John Thompson
 
Eu usaria a partir dos 4 anos, ou como complemento do estudo. Este é um método abrangente criado para o desenvolvimento dos iniciantes no piano. Inclui diversos exercícios, leitura de partitura, acompanhamentos, revisões, exercícios com acompanhamento para o professor e muito mais!
  • LIÇÕES DE PIANO – VOL. 1 – LIVRO/CD – EM PORTUGUÊS -Piano Lessons Vol. 1 – Hal Leonard Student Piano Library
 
MA-RA-VI-LHO-SO. A partir de 3 anos. Para mim, se você puder comprar só um livro nesta lista toda, escolha este, pois ele junta tudo de melhor que os outros tem, vem com CD e está em português (coloquei aqui porque para todos os efeitos, utiliza o sistema americano de notas musicais). Além de ser um dos únicos que dá espaço para a criança compor também.
 
Um dos métodos mais conceituados e utilizados para o aprendizado de piano está disponível em Português! A introdução dos assuntos é gradativa e muito bem trabalhada. Acompanha CD para prática! A famosa metodologia Hal Leonard com fácil acesso às escolas, professores e alunos. Livro colorido, ilustrado, com muitos exemplos musicais e interatividade que tornam o estudo prazeroso e eficiente.
 
 
Fonte: Estimulando seus filhos. Visite! Vale super!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Redes Sociais

Camisetas EXCLUSIVAS de Música!

Celebre a harmonia entre estilo e paixão pela música. Adquira a sua CAMISETA DE MÚSICA e mostre o seu amor pela arte dos sons!
TOP 5 da Semana
Enviar uma mensagem
👋 Precisa de ajuda?
Escanear o código
Olá! 👋 Como podemos te ajudar?