Aprender Através dos Jogos e Brincadeiras

É possível aprender através dos jogos e brincadeiras?!

Desde muito jovem, a brincadeira é um modo de vida. Como educadores, professores e pais, entendemos que as crianças são mais felizes quando brincam.

>> Saiba como usar os jogos musicais nas aulas de musicalização!

Brincar é uma maneira natural de as crianças se divertirem e aprenderem. O desejo das crianças de brincar faz com que elas se concentrem apenas em suas próprias atividades.

Aprender Através dos Jogos e Brincadeiras

Embora brincar seja importante no processo de aprendizagem de uma criança, existem diferentes maneiras de brincar que se adaptam às diferentes necessidades das crianças. É importante escolher estes tipos de brinquedos de acordo com a idade.

A escolha por brinquedos não deve atender apenas ao desenvolvimento físico de seu filho, mas também ao seu desenvolvimento intelectual (cognitivo).

Materiais e brinquedos que educam através da brincadeira precisam permitir alguma forma de interação entre o brinquedo físico e a criança. 

  • Brinquedos que exigem que a criança brinque com outro bebê continuam voltados para o desenvolvimento sócio emocional das crianças (habilidades sociais).
  • Brinquedos que despertam a sabedoria da criança são quebra-cabeças, jogos de combinação, brinquedos criativos e classificadores (formas de classificação, botões, etc.). Estes brinquedos também lhe dão a possibilidade de interagir com seu pequeno brincando juntos.

A partir dos 6 meses de idade, os bebês começam a desenvolver conceitos linguísticos através de brinquedos que ligam as características da música, canto e fala. Também é importante considerar que o desenvolvimento dos órgãos sensoriais (os 5 sentidos) é melhor em uma idade tão precoce. Selecione brinquedos que permitam este despertar, tais como brinquedos macios, portáteis e musicais.

Quando a criança for mais velha e entre um e três anos de idade, você deve começar a procurar brinquedos que apoiem o desenvolvimento motor bruto (a capacidade de manipular músculos para realizar diferentes tarefas, como segurar e segurar um lápis).

Não esqueçamos os brinquedos que têm finalidades específicas, como o reforço de conceitos em Letras e Matemática. O ótimo de aprender através da brincadeira é que seu filho nunca é suficientemente jovem ou suficientemente velho para adquirir conhecimentos e novas habilidades. Através de todos esses brinquedos desde a infância até a idade infantil, seu pequeno deve estar preparado para brinquedos mais abstratos. Cartões com números, alfabetos e imagens ajudam a desenvolver a memória e a concentração de seu filho.

O aprendizado não deve ser exigente e desafiador para seu filho. A abordagem correta do aprendizado pode produzir resultados significativos no final do dia. E como nunca deixamos de aprender em nossa vida, é importante cultivar este interesse.

Que melhor e mais simples do que fornecer-lhes os meios para aprender através dos brinquedos de uma forma divertida e educativa! Então, comece a utilizar a brincadeira também nas suas aulas de musicalização!

Share on facebook
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCA