O Que é a musicalização infantil e como posso contribuir neste processo?
“Não ouvimos a música só com os nossos ouvidos, ela ressoa no corpo inteiro, no cérebro e no coração”. (E.J. Dalcroze)
MU-SI-CA-LI-ZA-ÇÃO: Ela se desenvolve na sensibilidade musical, concentração, coordenação motora, sociabilidade, acuidade auditiva, respeito a si mesmo e ao conjunto, função de argumento, disciplina pessoal, estabilidade emocional, entre outras qualidades que contribuem para a formação do sujeito. A musicalização infantil é um grande e maravilhoso instrumento educativo.
Uma vez que trabalhamos com a educação das crianças, colocamos o indivíduo em uma educação integral que deve ser formada em todos os seus pontos físicos, emocionais e cognitivos. Desta forma, vamos nos concentrar em alguns pontos que desenvolvem esta sensibilidade estética e emocional, e que contribuirá ainda mais para o desenvolvimento de nossos próprios alunos.
Mas, o que é que nós professores temos a possibilidade de dar a este processo?
A música, no ensino infantil, vai dar esta questão de sensibilidade estética e artística, que vai proporcionar este desenvolvimento das capacidades cognitivas desta criança, e então, nós mesmos, como professores, devemos desenvolver algum trabalho que proporcione isto a nossos pequenos alunos.
E o que temos a possibilidade de fazer? Que ações educativas?
Veja pequenas dicas:
- Jogos e brincadeiras musicais: Trabalhamos muito com a canção no ensino infantil, e esta questão de canções e jogos musicais nos ajudam a pensar um pouco mais sobre esse desenvolvimento de estruturas cognitivas.
- Brincadeiras Cantadas: Brincadeiras de roda, cirandas, pular corda, amarelinha, etc.
- Objetos sonoros: uma vez que trabalhamos com o berçário, por exemplo, usamos guizos, mini guitarras e teclados. Tudo isso para que o bebê possa notar diferentes timbres, sonoridades e se acostumar com diferentes sons além dos quais já estavam acostumados.
- Canções Populares: também temos a possibilidade de criar artefatos musicais com crianças de 4 e 5 anos para que elas possam manuseá-los e manipulá-los, conhecer o som, entender como utilizá-los e depois fazê-los com materiais recicláveis explorando as cantigas populares.
- Atividades de Movimento: Não apenas ouvir uma melodia, mas também associá-la a questões de movimento para trabalhar com a criança de forma integral.