4 Ferramentas Online Para Aula de Música

Objeto de aprendizagem - ferramentas online para aula de música

Você verá neste artigo:

Ferramentas Online para Aula de Música?!

A cada dia a tecnologia tem se tornado mais comum dentro do contexto educacional e tais ferramentas podem cooperar para o aprendizado e enriquecer as aulas.

Neste post separamos 4 ferramentas online para aula de música que são objetos de aprendizagem simplesmente excelentes!

OBJETOS DE APRENDIZAGEM

Objetos de aprendizagem são recursos educacionais que podem ser desenvolvidos em diferentes formatos e idiomas para mediar e qualificar o processo de ensino-aprendizagem, por exemplo:

uma animação, uma simulação, uma peça de escrita, uma imagem, uma página html, vídeos, etc.

Na literatura é possível encontrar diferentes nomes para objetos de aprendizagem, tais como: objetos educacionais, objetos de compreensão, elementos de programas educacionais, conteúdos de objetos compartilháveis, objetos de aprendizagem multimídia, entre outros.

Entretanto, para que tais recursos apoiem efetivamente a prática pedagógica, o professor deve ser claro sobre seu propósito, pois não há fórmula para escolher o melhor objeto e fazer uma lição a partir dele, pois o que o tornará o melhor recurso é claramente como ele será utilizado.

Portanto, é necessário primeiro planejar a composição da prática pedagógica a ser desenvolvida. Não esquecer que o mais relevante é a incorporação da idealização pedagógica com o recurso tecnológico, na funcionalidade dos conteúdos que são estudados na classe.

  • Para ajudá-lo na organização e uso do Objeto de Aprendizagem: clique aqui.
  • Para saber mais sobre Objetos de Aprendizagem: clique aqui.

 

FERRAMENTAS ONLINE PARA AULA DE MÚSICA

1 – Blob Opera

Crie sua própria música inspirada em ópera com o Blob Opera – não é necessário ter habilidades musicais! Um experimento de aprendizado de máquina de David Li em colaboração com o Google Arts & Culture.

Blob Opera - canto e opera

Esta experiência você pode tocar 4 vozes de ópera em tempo real e o melhor: habilidades de canto não são necessárias!

Foi desenvolvido um modelo de aprendizado de máquina treinado nas vozes de 4 cantores de ópera para produzir um experimento interativo que todos possam desfrutar, independentemente de suas habilidades musicais.

Como funciona:

Arraste os pontos para cima e para baixo para alterar o matiz. Ou para frente e para trás para sons de vogais diferentes. Outro modelo de aprendizado de máquina permite que os blobs respondam e harmonizem seu acesso em tempo real.

2 – Paint With Music

Transforme seu pincel em instrumentos musicais e componha em telas sensoriais!

Paint With Music é uma experiência interativa que conecta 2 enormes formas de expressão artística: pintura e estrutura musical.

Paint With Music - ferramentas online para aula de música

Com o apoio do aprendizado da máquina fornecido pela biblioteca DDSP (Differiable Digital Signal Processing) da Magenta, o deslocamento de suas pinceladas é traduzido em notas musicais tocadas por uma ferramenta de sua escolha.

Uma vasta gama de telas sensoriais, do céu ao mar, permanecem prontas para levar sua estrutura ao próximo grau, incorporando efeitos sonoros especiais exclusivos para cada domínio.

3 – Assisted Melody

Componha melodias como um maestro!

Você já sonhou em compor música com Bach? Ou tocar o cravo de Mozart? Ou mesmo mudar uma estrutura ao estilo de Beethoven para uma obra-prima eletrônica?

OAssisted Melody é uma experiência que ajuda você a compor sua própria canção em uma partitura virtual e, ao toque de um botão, fazê-la soar como Bach. 

Assisted Melody - ferramenta online de composição

Tal ferramenta convida você a tocar música tradicional e compor sua própria música no estilo distinto dos maestros Mozart e Beethoven.

Você não só poderá compor diretamente sobre o instrumento preferido de cada condutor (o cravo de Mozart, por exemplo), mas também poderá ouvir sua produção estilizada em uma ampla gama de dispositivos modernos, desde flauta até sintetizador.

4 – Play a Kandinsky

E se você pudesse ouvir as cores? 

Esta ferramenta online curiosa convida você a ouvir o que Vassily Kandinsky poderia ter ouvido ao desenhar “Yellow-Red-Blue” em 1925, dando vida às suas teorias e escritos sobre sua sinestesia e arte abstrata.

Play a Kandinsky - ferramentas online para aula de música

A experiência desta ferramenta consiste em 4 capítulos:

1) Explore as teorias de Kandinsky sobre cor e ruído e a interação entre as maneiras,

2) Ouça a versão composta da pintura construída com o apoio da aprendizagem da máquina,

3) Encontrar os sentimentos que Kandinsky associou à cor e à maneira e “tocar a pintura”.

4) Você pode gerar e compartilhar sua própria mistura musical do quadro, destacando os sentimentos que você escolheu inspirado por Kandinsky.

Experimente estas top ferramentas online e explore mais de Google Arts & Culture. Você vai amar a experiência!

Confira outros tipos de Ferramentas Online para Aula de Música: Clique AQUI

Share on facebook
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCA