Você verá neste artigo:
Qual a diferença entre o som e o barulho?
Como utilizar os sons nas aulas de musicalização? Confira quatro propostas de atividade musical!
AFINAL DE CONTAS, O QUE É O SOM?
O som é uma onda capaz de se propagar através do ar e outros meios a partir da vibração de suas moléculas. Os sons são percebidos por nós quando atingem nosso aparelho auditivo, que são traduzidos em estímulos elétricos e direcionados ao nosso cérebro, que os interpreta.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE SOM E BARULHO?
Não há diferença física entre o som e o barulho. De acordo com esta teoria, o som é uma percepção sensorial e o barulho é a soma de sons indesejáveis, ou seja, a presença de sons inconvenientes, a fonte da poluição sonora.
OS SONS NA MUSICALIZAÇÃO
Como educadores e professores podemos explorar os sons nas nossas aulas de musicalização, explorando a percepção e a expressão musical.
Você pode explorar com os seus alunos os diversos sons que nos cercam seja em casa, na escola, no parque, etc.
Também é possível mostrar a diferença entre o som e o barulho, visto que nem tudo o que ouvimos é som, pois algumas coisas são ruídos e barulhos.
PROPOSTAS DE ATIVIDADES
Se você ainda não acessou o espaço que temos aqui no blog para propostas de atividade, ao findar este post, acesse a guia ou clique aqui para conferir ideias incríveis de atividades e dinâmicas para as suas aulas de música!
Aqui, separamos duas atividades sobre os sons. Veja só:
- Criando sons e fazendo música: Fazendo música de um jeito dinâmico e envolvente usando materiais simples e fáceis de encontrar.
- Espelho e som: Atividade que explora a expressão, som e movimento.
- Achando os sons: Atividade interessante para musicalização com bebês.
- Sons e sentimentos: Ótima atividade para trabalhar os sontimentos explorando os sons.