A Importância da Música Corporal na Educação Musical Infantil
A música corporal é uma prática que valoriza o corpo humano como uma rica fonte de sons e ritmos, sendo considerada nosso primeiro instrumento musical. Desde os primeiros batimentos cardíacos até os ritmos criados ao caminhar, o corpo humano está imerso em um ambiente sonoro natural. Esse conceito é fundamental para a educação musical infantil, pois crianças exploram os sons do corpo desde cedo através de palmas, vocalizações, movimentos da língua e dos lábios, e até sapateado.
Essas atividades são cruciais para o desenvolvimento psicomotor e fonético das crianças. Através de jogos de mãos e pés associados ao canto, as crianças não apenas se divertem, mas também aprendem importantes habilidades musicais. Elas se sentem atraídas por desafios como coreografias, danças percussivas, e a imitação de instrumentos musicais com a voz. Esses exercícios lúdicos e exploratórios são essenciais para o crescimento musical e pessoal dos alunos.
Diversidade e Cultura Musical Corporal
A música corporal não se limita ao ambiente infantil; é uma prática global presente em diversas culturas. No Brasil, estilos musicais como coco, xaxado, samba de roda, catira, chula e fandango utilizam sapateados e palmas em suas coreografias, criando um resultado rítmico único. Internacionalmente, o flamenco, tap-dance (sapateado americano), beatbox (bateria de boca) e música vocal são exemplos de como a música corporal é integrada em tradições culturais ao redor do mundo.
Grandes educadores musicais como Emile Jacques Dalcroze e Carl Orff destacaram a importância da consciência corporal no aprendizado musical. Eles enfatizaram que a música não é apenas uma experiência auditiva, mas também uma experiência física e emocional. Essa abordagem holística é fundamental para o desenvolvimento de uma educação musical mais completa e enriquecedora.
Repertório de Sons Corporais
Cada indivíduo possui um corpo sonoro único e um ritmo próprio. Aprender a utilizar os sons do corpo envolve curiosidade, prática, adaptabilidade, concentração e observação. É essencial valorizar os sons que os alunos já dominam e incentivá-los a explorar novos sons com paciência e persistência. Isso ajuda a desenvolver a consciência corporal e a habilidade de criar música com o corpo.
O repertório de sons corporais pode incluir palmas, estalos de dedo, estalos de língua, batidas de pé, assobios, e sons vocais, entre outros. Explorar essas possibilidades sonoras com os alunos é uma maneira eficaz de enriquecer sua experiência musical e desenvolver suas habilidades rítmicas e melódicas.
Atividades de Música Corporal
Atividades super interessantes para explorar os sons corporais são propostas pelo grupo Barbatuques. Uma das atividades é a “Chuva de Palmas”. Nesta atividade, as crianças são incentivadas a imitar o som da chuva usando diferentes frequências de palmas. A atividade começa com palmas suaves, como pingos de chuva, e gradualmente aumenta até se tornar uma tempestade. Depois, a intensidade diminui até chegar ao silêncio. Esse exercício não apenas ensina ritmo, mas também promove a escuta ativa e a cooperação em grupo.
Outra atividade é o “Jogo da Flecha”, um jogo de comunicação através do som e do gesto. Neste jogo, uma pessoa “lança” um som para outra pessoa do grupo, que deve repetir o som e passá-lo adiante. Esse jogo melhora a atenção, a interação e a habilidade de seguir e criar padrões rítmicos.
O “Jogo do Eco” é outra forma de ensinar música através da imitação. Uma pessoa cria uma sequência de sons corporais que o grupo deve repetir em uníssono. Essa atividade não só desenvolve habilidades de escuta e imitação, mas também incentiva a criatividade dos alunos ao criar suas próprias sequências sonoras.
Incorporar a música corporal nas aulas de música é uma maneira eficaz de desenvolver uma ampla gama de habilidades nos alunos. Além de ser uma abordagem divertida e interativa, ela ajuda a melhorar a coordenação motora, a percepção rítmica, e a capacidade de comunicação dos alunos.
Ao explorar os sons do corpo, os alunos ganham uma compreensão mais profunda da música e do movimento, promovendo uma educação musical mais rica e completa.
Referências:
BARBA, Fernando; Nucleo Educacional Barbatuques. O corpo do som: experiências do
Barbatuques. Música na Educação Básica. Brasília: 2013.
BARBATUQUES. Corpo do som ao vivo: body music. São Paulo: MCD WORD MUSIC,
2007. 1 DVD (92 min.), digital estéreo, áudio 2.0 e 5.1.
______. Tum Pá. São Paulo: MCD WORD MUSIC, 2012. 1 CD (48:15 min), digital estéreo.