Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

clavedec.blogmusic

ClavedeC - Musicalizacao e Educacao Musicakl

Percussão Corporal | Saiba mais

Percussão corporal - percussão corporal atividades

per·cus·são

(latim percussio, -onis,  ação de bater, pancada, tempo ou compasso marcado)

  1.  Ato ou efeito de percutir.
  2. Embate, choque, pancada
  3. Vibração que resulta de pancada ou batimento.

cor·po·ral

(latim corporalis, -e)
adjetivo de dois gêneros

  1. Que é relativo ao corpo. = CORPÓREO
  2. Que tem corpo. = CORPÓREO

PERCUSSÃO CORPORAL

A percussão corporal é uma prática que pode ser utilizada, entre outras finalidades, como um recurso sonoro e musical. 

grupo de percussão corporal - música com o corpo

A percussão corporal já existia desde a época dos primeiros humanos, ou seja, a percussão corporal não surgiu recentemente. Eles usavam seu corpo humano para imitar os sons da natureza e dos animais e, com o tempo, aperfeiçoaram suas técnicas de ruído. Isto se devia ao fato de que certos escravos sabiam como se comunicar por meio do tambor, por isso os comerciantes de escravos proibiram qualquer tipo de instrumento, o que acabou incentivando o uso do próprio corpo humano como meio de comunicação entre escravos. Eles utilizavam a técnica de golpes leves no peito, coxas e membros, combinados com golpes de pés no chão e palmas.

O QUE É PERCUSSÃO CORPORAL?

Percussão corporal é a arte de criar sons usando o próprio corpo como ferramenta musical. É uma iniciativa fundamental, comumente observada em antigas cerimônias indígenas, pois acredita-se que mesmo antes das pessoas desenvolverem seus próprios tambores e dispositivos musicais, elas estavam batendo em seu próprio corpo humano, produzindo idéias musicais.

A percussão corporal pode ser desenvolvida sozinha ou em apoio ao canto e/ou à dança. Assobiar, estalar dedos, bater palmas, bater palmas, peito e coxas é uma forma de desenvolver uma sinfonia rítmica em deslocamento. É uma modalidade que reúne atividade física, arte, dança e musicalidade em paralelo.

A percussão do corpo ajuda no desenvolvimento da coordenação motora, criatividade, compreensão, concentração, olhar, reflexos e marcha. Também desenvolve a improvisação, a memória musical e a consciência rítmica.

EDUCAÇÃO MUSICAL E PERCUSSÃO CORPORAL

A percussão corporal é amplamente utilizada na educação musical devido a sua acessibilidade: o corpo é o instrumento musical original e o instrumento único que cada estudante possui. Usar o corpo humano desta maneira permite aos estudantes experimentar diretamente recursos musicais como o compasso de andamento, tempo e ritmo, e os ajuda a interiorizar as habilidades rítmicas. Algumas abordagens do ensino musical, tais como Orff e Kodály, fazem uso especial da percussão corporal.

percussão corporal infantil - atividades

A percussão corporal pode ser um excelente instrumento para a educação, pois ao apropriar-se dos sons de nosso próprio corpo humano há a probabilidade de trabalhar com os alunos em diferentes conteúdos musicais, sem a necessidade de outros materiais ou dispositivos.

PERCUSSÃO CORPORAL | INDICAÇÕES DE ATIVIDADES

Você pode passar a utilizar o corpo como ferramenta musical nas suas aulas! Separamos aqui alguns links relevantes de atividades de percussão corporal. Vale a pena dar uma olhada!

 

GRUPO DE PERCUSSÃO CORPORAL

BARBATUQUES, é um grupo brasileiro de percussão corporal. Criado em 1995 pelo músico paulistano por Fernando Barbosa (“Barba”). A técnica barbatuques começou a ser investigada a partir da transposição dos sons dos tambores para o corpo humano e se desdobrou em uma investigação, de níveis bastante inclinados, da extensa pluralidade de timbres corporais, desde os percussivos até os vocais.

De acordo com o conjunto, os principais objetivos didáticos da percussão corporal são:

  • automatizar o ritmo,
  • expandir o repertório de sons corporais,
  • gerar ritmos e melodias,
  • promover a capacidade de construção musical.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Redes Sociais

Materiais de Música para Baixar em PDF

Adquira já um plano para ter acesso a centenas de materiais, como: atividades, jogos e recursos!
TOP 5 da Semana
Nosso Facebook
Inscreva-se

BUSCA

Enviar uma mensagem
👋 Precisa de ajuda?
Escanear o código
Olá! 👋 Como podemos te ajudar?