Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

clavedec.blog musicalização

ClavedeC - Musicalizacao e Educacao Musicakl

BUSCA

2 Recursos Interessantes para Aulas de Música para Surdos

RECURSOS PARA AULA DE MÚSICA PARA SURDOS

Aulas de música para surdos? É isto mesmo!

A educação musical inclusiva vem se transformando com o desenvolvimento de recursos e metodologias inovadoras, adaptando-se às necessidades específicas de alunos surdos. A ideia de que a música é apenas uma experiência auditiva está sendo desafiada, abrindo caminho para uma compreensão mais ampla e inclusiva.

Saiba mais sobre essas abordagens que tornam possível a participação de todos no universo musical: “Música para Surdos.”

Você sabia que existem recursos musicais inovadores na área da educação musical inclusiva?

musica para surdos - recursosNovas ferramentas e metodologias têm surgido para tornar a música acessível a todos, incluindo pessoas com surdez. Com esses recursos, o ensino musical se adapta, permitindo que a música seja uma experiência sensorial abrangente.

Dois exemplos notáveis incluem o software “CromoTMusic“, que traduz padrões sonoros em visuais, e a metodologia “MusiLibras“, que utiliza sinais visuais e táteis para ensinar música a pessoas que utilizam a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Esses recursos criam um ambiente de aprendizado mais acessível e eficaz, permitindo que todos possam vivenciar a música de forma significativa.

1. Software “CromoTMusic”

Descrição: O software “CromoTMusic” foi desenvolvido para ajudar no ensino de música para pessoas surdas ao transformar ou “traduzir” os padrões auditivos da música em padrões visuais. Este processo incorpora propriedades do som, como timbre, altura, intensidade e duração, e as representa visualmente, permitindo que as pessoas com deficiência auditiva possam compreender e interagir com a música através de estímulos visuais em vez de auditivos.

Aplicação: É especialmente útil em contextos de educação musical e musicoterapia, onde a visualização dos elementos sonoros pode ajudar na percepção e compreensão da música para aqueles que não têm ou têm pouca capacidade auditiva.

2. Metodologia “MusiLibras”

Descrição: A metodologia “MusiLibras” foi criada para ensinar música a pessoas com surdez total ou parcial, utilizando recursos que substituem os estímulos sonoros por estímulos visuais e táteis. A metodologia inclui:

  • Alfabeto musical/visual: Uma forma de representar notas musicais e outros conceitos musicais visualmente, adaptada para pessoas que utilizam a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
  • Metrônomo visual: Uma ferramenta que utiliza sinais visuais em vez de sons para manter o ritmo, ajudando os alunos a acompanhar o tempo da música.
  • Sensores: Dispositivos que podem ser acoplados a instrumentos ou superfícies para que as vibrações e ritmos possam ser sentidos pelo toque, proporcionando uma experiência tátil da música.

 

aulas de música para surdosA música é uma forma universal de expressão e comunicação, e a educação musical inclusiva está abrindo novas portas para que todos possam experimentá-la, independentemente das barreiras auditivas.

Hoje temos metodologias, recursos, softwares e atividades que funcionam e
podem ser utilizados por professores em suas aulas para alunos com baixa ou total
surdez, no entanto, é preciso conhecimento e atenção para as diferentes formas de
aprendizado da pessoa surda.

Esses avanços podem ser utilizados por professores em suas aulas para alunos com baixa ou total
surdez, mostrando que com criatividade e dedicação, é possível construir um ambiente educacional verdadeiramente inclusivo, onde todos os alunos, com suas diversas habilidades, podem se conectar e interagir com a música de maneiras significativas e inspiradoras. Porém, é necessário conhecer e estar atento às diferentes formas de aprendizado dos alunos.

RODRIGUES, Igor Ortega. GATTINO, Gustavo Schulz. WAGNER, Mário Bernardes. Musicoterapia e Surdez: Um ensaio clínico através do software CromoTMusic”. Revista Brasileira de Musicoterapia, 2018. Dísponível em: https://musicoterapia.revistademusicoterapia.mus.br/index.php/rbmt/article/view/33.

RACHID, Laura. “Caravana MusiLibras percorre o Nordeste ensinando música a surdos”. Revista Educação, 2020. Disponível em: https://revistaeducacao.com.br/2020/02/10/musilibras-musica-surdos/.

SILVA, Karine Santos. “Ensino de Música para Surdos”. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) – Universidade de Caxias do Sul, Área de Conhecimento de Artes e Arquitetura, Caxias do Sul, 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Redes Sociais

Camisetas EXCLUSIVAS de Música!

Celebre a harmonia entre estilo e paixão pela música. Adquira a sua CAMISETA DE MÚSICA e mostre o seu amor pela arte dos sons!

10 MÚSICAS DE ACOLHIDA

Compostas e pensadas para a participação colaborativa das crianças + o PDF com letras e cifras, BRINDE! Transforme seus momentos de acolhida!
TOP 5 da Semana
Enviar uma mensagem
👋 Precisa de ajuda?
Escanear o código
Olá! 👋 Como podemos te ajudar?