Quais os Benefícios da Música para Idosos?

música na melhor idade

Quais são os benefícios da música para idosos?!

A prática de vários exercícios que estimulam o corpo humano e a mente é fundamental em qualquer fase da vida, mas alcança uma funcionalidade particular em indivíduos mais velhos, ou seja, idosos. A integração das ocupações musicais no treinamento, por exemplo, pode contribuir para a prevenção de patologias e acidentes.

As ocupações físicas e musicais são um meio para que os indivíduos mais velhos alcancem a paz física e psicológica. Eles oferecem um sentido e um senso de vida social, tanto através do compromisso de participar de algo como através do relacionamento com outras pessoas.

música para idosos - benefícios

Se na adolescência a melodia representa e pertence a uma boa parte de nossos próprios dias, na velhice sua transcendência é ainda maior. Na velhice, o uso da melodia é mostrado como uma técnica processual que, ligada a diferentes ocupações, trata de vários distúrbios de saúde. Isto se deve ao fato de que ajuda a melhorar o humor, aumenta a autoestima, estimula o cérebro e otimiza a expressão do corpo.

Desta forma, o canto pode facilitar certas mudanças psicológicas que ocorrem com a idade, bem como prevenir problemas cardiovasculares, como hipertensão ou insuficiência cardíaca. 

Mas afinal, quais são os benefícios da música para idosos? Ligada ao processo de envelhecimento, a música ajuda os indivíduos mais velhos de várias maneiras, tais como:

  • Restauração do ritmo de caminhada: o uso de canções com ritmos marcados ajuda os indivíduos mais velhos com problemas de locomoção e equilíbrio;
  • Estimulação da fala: o canto torna possível melhorar a dicção e os impedimentos da fala;
  • Crescimento da criatividade: a construção de canções aumenta a criatividade e estimula toda habilidade cognitiva; 
  • Aumento da força e da consciência corporal: o ritmo da canção estimula os movimentos corporais e tonifica os músculos;
  •  Diminuição dos sinais de depressão: a relação social utilizada na terapia musical reduz o confinamento, além de ser uma forma de expressar sentimentos.
  • Redução dos níveis de estresse: a relação e os momentos de bom humor servem para diminuir o estresse, evitando o aumento da pressão arterial e do ritmo cardíaco. 
 
Veja Também:

☑ Sugestões de Atividades Musicais para Idosos.

☑ Ações Educativas na Musicalização Infantil.

Share on facebook
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Redes Sociais

Clave Prime Materiais Musicais

Muitas atividades, jogos e recursos musicais esperando por você! Tenha acesso a dezenas de materiais musicais quando e onde quiser. Novos materiais adicionados todos os meses!
TOP 5 da Semana
Nosso Facebook
Inscreva-se

BUSCA