Quais são os benefícios da música para idosos?!
A prática de vários exercícios que estimulam o corpo humano e a mente é fundamental em qualquer fase da vida, mas alcança uma funcionalidade particular em indivíduos mais velhos, ou seja, idosos. A integração das ocupações musicais no treinamento, por exemplo, pode contribuir para a prevenção de patologias e acidentes.
As ocupações físicas e musicais são um meio para que os indivíduos mais velhos alcancem a paz física e psicológica. Eles oferecem um sentido e um senso de vida social, tanto através do compromisso de participar de algo como através do relacionamento com outras pessoas.
Se na adolescência a melodia representa e pertence a uma boa parte de nossos próprios dias, na velhice sua transcendência é ainda maior. Na velhice, o uso da melodia é mostrado como uma técnica processual que, ligada a diferentes ocupações, trata de vários distúrbios de saúde. Isto se deve ao fato de que ajuda a melhorar o humor, aumenta a autoestima, estimula o cérebro e otimiza a expressão do corpo.
Desta forma, o canto pode facilitar certas mudanças psicológicas que ocorrem com a idade, bem como prevenir problemas cardiovasculares, como hipertensão ou insuficiência cardíaca.
Mas afinal, quais são os benefícios da música para idosos? Ligada ao processo de envelhecimento, a música ajuda os indivíduos mais velhos de várias maneiras, tais como:
- Restauração do ritmo de caminhada: o uso de canções com ritmos marcados ajuda os indivíduos mais velhos com problemas de locomoção e equilíbrio;
- Estimulação da fala: o canto torna possível melhorar a dicção e os impedimentos da fala;
- Crescimento da criatividade: a construção de canções aumenta a criatividade e estimula toda habilidade cognitiva;
- Aumento da força e da consciência corporal: o ritmo da canção estimula os movimentos corporais e tonifica os músculos;
- Diminuição dos sinais de depressão: a relação social utilizada na terapia musical reduz o confinamento, além de ser uma forma de expressar sentimentos.
- Redução dos níveis de estresse: a relação e os momentos de bom humor servem para diminuir o estresse, evitando o aumento da pressão arterial e do ritmo cardíaco.