Conheça o Baião | + Playlist para Aula

RITMO BRASILEIRO BAIÃO - ritmos do Brasil

Você conhece o baião?! Saiba mais sobre este ritmo brasileiro tão cativante!

UM POUQUINHO SOBRE O RITMO BRASILEIRO: BAIÃO

O baião é um ritmo típico do Nordeste brasileiro, mais especificamente da região do sertão. É um dos ritmos mais antigos e tradicionais da música nordestina e é considerado um dos principais gêneros da música popular brasileira.

A estrutura rítmica do baião é marcada por uma batida que se assemelha a um galope, com uma levada que é feita pela sanfona e uma percussão que é formada por zabumba, triângulo e agogô. O ritmo é caracterizado por uma sequência de três batidas curtas seguidas por uma batida longa, formando um padrão rítmico que é muito reconhecido e admirado pelos apreciadores da música nordestina.

rimto musical do brasil baiãoA sanfona, instrumento essencial na música nordestina, é a responsável por criar a levada do baião. Ela é tocada de forma sincopada, com notas que se sobrepõem e criam um efeito de polifonia que dá ao ritmo uma sonoridade característica. Já a zabumba, que é um tipo de tambor, é a responsável por marcar o tempo do baião, criando um ritmo que é sincopado, mas ao mesmo tempo muito dançante.

O triângulo e o agogô são responsáveis por criar a percussão que complementa o ritmo, dando-lhe uma sonoridade rica e complexa. A combinação desses instrumentos cria uma sonoridade única e marcante, que é uma verdadeira marca registrada da música nordestina e do baião em particular.

Outra característica interessante do baião é a sua versatilidade. Ele pode ser tocado em diferentes andamentos, desde um ritmo mais lento até um ritmo mais acelerado, dependendo do estilo e da preferência do músico. Além disso, é um ritmo que permite improvisações, tanto na sanfona quanto na percussão, o que dá aos músicos uma grande liberdade criativa para explorar diferentes ideias e criar novas sonoridades.

Em resumo, a estrutura rítmica do baião é formada por uma combinação única de instrumentos que criam uma sonoridade complexa e marcante. Com uma levada de sanfona sincopada, uma percussão forte e uma sequência rítmica característica, o baião é um dos ritmos mais populares e apreciados da música nordestina brasileira. Ele é uma verdadeira expressão da cultura e da tradição do Nordeste e um patrimônio musical do Brasil.

ALGUMAS MÚSICAS MAIS FAMOSAS

O baião é um ritmo muito popular na cultura nordestina e na música brasileira em geral, tendo influenciado muitos artistas e gêneros musicais. Algumas das músicas mais famosas de baião são:

  1. “Asa Branca” – Luiz Gonzaga: talvez a música mais conhecida de Luiz Gonzaga, considerado o “rei do baião”. Lançada em 1947, “Asa Branca” é uma das canções mais icônicas da música nordestina e conta a história da seca no sertão.
  2. “Baião de Dois” – Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira: outra música clássica de Luiz Gonzaga, “Baião de Dois” foi composta em parceria com Humberto Teixeira e lançada em 1950. A letra da música fala sobre um prato típico do Nordeste, o “baião de dois”.
  3. “Qui nem Jiló” – Luiz Gonzaga: outra música de Luiz Gonzaga, “Qui nem Jiló” foi lançada em 1949 e é uma das canções mais populares do baião. A letra fala sobre um amor não correspondido.
  4. “A Vida do Viajante” – Luiz Gonzaga: lançada em 1953, “A Vida do Viajante” é uma das músicas mais emblemáticas de Luiz Gonzaga e do baião. A letra fala sobre a vida do músico e sua trajetória pelo Brasil.
  5. “Isso Aqui Tá Bom Demais” – Dominguinhos: composta por Dominguinhos e Nando Cordel, “Isso Aqui Tá Bom Demais” é uma das músicas mais famosas do baião. Lançada em 1990, a música é uma celebração da cultura nordestina.
  6. “Assum Preto” – Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira: outra música clássica do baião composta por Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. “Assum Preto” foi lançada em 1950 e é uma das canções mais conhecidas da música nordestina.
  7. “Juazeiro” – Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira: lançada em 1948, “Juazeiro” é outra música clássica do baião composta por Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. A letra fala sobre a cidade de Juazeiro, na Bahia.
  8. “Feira de Mangaio” – Sivuca e Glorinha Gadelha: composta por Sivuca e Glorinha Gadelha, “Feira de Mangaio” é uma das músicas mais conhecidas do baião. Lançada em 1973, a música é uma homenagem à feira de Caruaru, em Pernambuco.

 

Essas são apenas algumas das músicas mais famosas do baião, mas existem muitas outras que também são muito importantes e significativas para a música brasileira.

PLAYLIST PARA AULAS DE MUSICALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO MUSICAL

Separamos uma playlist com músicas maravilhosas de baião como opções para você usar nas suas aulas de música. Pratique ritmos brasileiros com seus alunos grandes ou pequenos!

Escaineie o código no Spotify e confira esta playlist incrível! Como escanear?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Redes Sociais

Materiais de Música para Baixar em PDF

Adquira já um plano para ter acesso a centenas de materiais, como: atividades, jogos e recursos!
TOP 5 da Semana
Nosso Facebook
Inscreva-se

BUSCA

Enviar uma mensagem
👋 Precisa de ajuda?
Escanear o código
Olá! 👋 Como podemos te ajudar?