Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

clavedec.blog musicalização

ClavedeC - Musicalizacao e Educacao Musicakl

BUSCA

Plano de Aula | Música e Movimento no Ensino Médio

RITMOS E DANÇA ENSINO MÉDIO - MÚSICA E MOVIMENTO NO ENSINO MÉDIO

Um plano de aula sobre música e movimento no ensino médio.

Tema: Música e Movimento no Ensino Médio: Explorando Ritmos e Dança

Objetivo Geral: Desenvolver a percepção rítmica, coordenação motora e expressão corporal dos alunos através da integração de música e movimento.

Objetivos Específicos:

    • Desenvolver a Percepção Rítmica;
    • Estimular a Expressão Corporal e Criatividade;
    • Promover o Trabalho em Equipe e a Colaboração

     

    Conteúdos:

    • Noções básicas de ritmo e pulsação.
    • Expressão corporal e gestual.
    • Interpretação de diferentes estilos musicais.

     

    Recursos:

    • Aparelho de som ou computador com alto-falantes
    • Seleção de músicas de diferentes gêneros (pop, rock, clássica, samba, hip-hop, etc.)
    • Espaço amplo para movimentação.

     

    Introdução:

    • Explique aos alunos a importância da música e do movimento na expressão artística e na cultura.
    • Discuta brevemente como diferentes culturas utilizam a música e a dança em suas tradições.

     

    Desenvolvimento:

    • Realize uma série de alongamentos suaves para preparar os músculos e as articulações dos alunos.
    • Inclua movimentos básicos como rotação de ombros, alongamento de braços e pernas, e flexões laterais.
    • Toque uma música com um ritmo lento e peça aos alunos que marquem o ritmo com movimentos simples, como bater palmas ou marchar no lugar.
    • Divida os alunos em pequenos grupos e atribua um estilo musical diferente para cada grupo.
    • Peça aos grupos que ouçam sua música e criem uma sequência de movimentos que se harmonize com o ritmo e o estilo musical. Incentive-os a pensar na intensidade, velocidade e emoção transmitida pela música.
    • Cada grupo apresentará sua sequência de movimentos para a turma.
    • Após cada apresentação, discuta com os alunos como a música influenciou seus movimentos e o que eles sentiram ao criar a sequência.

     

    Sessão de Improvisação:

    • Toque uma seleção variada de músicas e permita que os alunos improvisem movimentos livremente.
    • Encoraje a exploração de diferentes dinâmicas, níveis de energia e utilização do espaço.
    • Introduza instrumentos de percussão simples e peça a alguns alunos para tocarem ritmos enquanto outros dançam.
    • Troque os papéis para que todos experimentem tanto a criação de ritmos quanto a movimentação.
    •  

    Conclusão: 

    • Reúna os alunos para uma discussão sobre a experiência.
    • Pergunte como se sentiram durante as atividades e o que aprenderam sobre a relação entre música e movimento.

     

    Avaliação:

    • Avalie o engajamento dos alunos durante as atividades, observando sua participação, criatividade e desenvolvimento motor.
    • Registre as observações para acompanhar o progresso individual de cada aluno ao longo do tempo.

     

    Indicações Bibliográficas: Baixe o arquivo deste plano de aula.

    🔓 DOWNLOAD LIBERADO!

    ✨ BAIXE AGORA MESMO este plano de aula e veja-o mais detalhadamente (editável)!

    2024

    Gratuito

    Formato .docx

    Editável

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Redes Sociais

    Camisetas EXCLUSIVAS de Música!

    Celebre a harmonia entre estilo e paixão pela música. Adquira a sua CAMISETA DE MÚSICA e mostre o seu amor pela arte dos sons!
    TOP 5 da Semana
    Enviar uma mensagem
    👋 Precisa de ajuda?
    Escanear o código
    Olá! 👋 Como podemos te ajudar?