Qual é a diferença entre Musicalização e Educação Musical?

qual é a diferença entre musicalização e educação musical

Se alguém perguntasse agora mesmo: “Qual é a diferença entre musicalização e educação musical?” Você saberia responder? Ou ficaria na dúvida?

Não é muito difícil ouvimos falar sobre musicalização e educação musical, porém, por vezes, muitas pessoas acabam englobando estes dois termos em apenas um significado. Não se culpe se você ficou um pouquinho na dúvida, realmente estes dois termos – musicalização e educação musical – podem parecer sinônimos no início.

A MUSICALIZAÇÃO

A musicalização aborda questões mais amplas dentro da música. É uma ação de despertar para a música, de iniciar ou de se iniciar musicalmente.

É importante ressaltar que musicalização não é recreação onde o objetivo é apenas entreter e divertir as crianças com a música. A musicalização vai muito além. Ela é um processo de criação de entendimento musical, que visa despertar e desenvolver o gosto musical, estimulando e contribuindo para a formação universal do sujeito.

musicalização e educação musical - música

Musicalizaçao também tem como um de seus objetivos incorporar o ser humano no campo da compreensão musical, contribuindo para a experiência artística através do jogo, da expressão corporal, da narração de histórias e para que os alunos desenvolvam a percepção auditiva, visual e tátil, a sabedoria artística e a sensibilidade.

A EDUCAÇÃO MUSICAL

A educação musical é geralmente mais específica dentro da música do que a musicalização, pois considera questões em relação à leitura de partituras conhecendo cada nota, seu tempo, dinâmicas etc. Também podemos citar a escrita musical e compreensão da teoria.

o que é educação musical - musicalização e educação musical

Além de decodificar a escrita musical o estudante também estará preparado para escrever suas próprias obras, dominando assim, a leitura e a escrita musical.

Na educação musical por exemplo, o estudante terá contato com um instrumento musical e aprenderá a manuseá-lo de modo a tocá-lo por meio de uma partitura, uma cifra ou uma tablatura.

A DIFERENÇA ENTRE MUSICALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO MUSICAL

Geralmente, a musicalização é uma forma de o estudante ter uma compreensão extensa da melodia. É através da musicalização que eles terão uma noção geral da melodia, como ela se expressa e como eles podem se expressar através dela.

Enquanto a educação musical musical vai fazer um trabalho mais restrito sobre a melodia, mesmo que inclua os pontos acima mencionados, ainda assim mais focado no treinamento de um músico.

Pode-se ver, portanto, que a musicalização e a educação musical musical, por sinal, têm significados bastante semelhantes, porém é essencial saber distingui-los, pois no ambiente da educação musical suas aplicações e propósitos têm suas diferenças.

Você pode gostar de: Ideias Criativas de Musicalização.

Share on facebook
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Redes Sociais

Clave Prime Materiais Musicais

Muitas atividades, jogos e recursos musicais esperando por você! Tenha acesso a dezenas de materiais musicais quando e onde quiser. Novos materiais adicionados todos os meses!
TOP 5 da Semana
Nosso Facebook
Inscreva-se

BUSCA