Você verá neste artigo:
O musicograma é uma técnica importante na área da música, ajudando a compreender e visualizar melhor a estrutura de uma melodia.
É uma técnica muito útil para compreender e organizar melhor as composições musicais. Neste artigo, você encontrará informações de como um musicograma pode ajudar a melhorar as habilidades musicais.
O que é um musicograma?
Um musicograma é uma representação gráfica de uma melodia, dividida em linhas e colunas para facilitar a visualização da estrutura da música.
Os musicogramas são usados principalmente pelos professores de música, que o usam para ajudar os alunos a compreender e lembrar melhor as estruturas melódicas.
Como os musicogramas ajudam?
Os musicogramas ajudam a visualizar melhor a melodia, a fim de permitir uma maior compreensão de sua estrutura e forma.
Eles são úteis para entender a estrutura da música, sua formação e harmonia, ajudando a criar um caminho para a execução adequada da mesma.
Quais são as vantagens?
Usar um musicograma traz muitas vantagens, dentre elas, e talvez a principal, é que ele fornece um visual altamente organizado da música, permitindo que se visualize facilmente a estrutura melódica.
Também é muito útil para organizar a música de maneira apropriada. Além disso, os musicogramas ajudam a melhorar a memória musical, fazendo com que se consiga lembrar e executar melhor as músicas.
Outra grande vantagem é que eles são extremamente úteis para que diferentes músicos ou grupos possam ver o mesmo material musical de maneira compreensível.
Usando musicogramas no ensino de música
Os musicogramas são excelentes para ensino de música, pois, como já falamos, permitem que os alunos entendam melhor a estrutura da música e tenham uma melhor compreensão da música que estão aprendendo.
Além disso, eles permitem aos professores dar melhor feedback para seus alunos, pois é muito mais fácil explicar a estrutura musical e dar direções para a execução da música.
Vantagens em usar musicogramas na prática musical
Usar musicogramas é uma excelente forma de aprimorar a prática musical. Ao visualizar a música de forma organizada, é muito mais fácil entender e compreender a estrutura, o que ajuda a melhorar a execução consciente da música.
Além disso, ajuda no entendimento dos arranjos, o que pode maximizar a produção musical.
Ferramentas para criação
É possível usar tipos diferentes de ferramentas e/ou software para a criação de musicogramas.
Algumas possibilidades que você pode usar para começar a criar musicogramas criativos e elegantes são: o Canva, o GIMP, Finale Notepad, entre outros.
Seja criativo e monte os seus prórpios musicogramas com os recursos dos programas e sites listados acima. Dicas:
- Escolha uma música;
- Ouça a música atentamente (escute quantas vezes for necessário);
- Pense nos tipos de símbolos e desenhos que farão parte do musicograma;
- Escolha um site ou programa para a criação;
- Coloque a “mão na massa”;
- Faça testes executando o musicograma.
Para concluir…
Esta espécie de partitura não-convencional é uma ferramenta poderosa para quem está aprendendo a tocar música. Ele oferece uma grande quantidade de benefícios, como ajudar a compreender melhor a estrutura melódica, melhorar a memória musical, organizar a música e aprimorar seus arranjos.
Veja o vídeo “Musicograma para o Dia da Água” – musicalização infanitl:
Leia também outros artigos musicalização e educação musical. Veja: